Sexta-feira, 19 de Abril

Colégio SOLAR e Projeto Fiandeiras de Ceres

Publicado em 26/10/2017 às 08:28

No mês de outubro, à hora do recreio, os alunos do Colégio SOLAR foram surpreendidos com o trabalho de algumas simpáticas senhoras, integrantes do Projeto Fiandeiras de Ceres. Dispostas e animadas, iam demonstrando a sua arte ancestral e a sua habilidade ímpar no preparo do algodão a fim de convertê-lo, transformá-lo em fios de tecido.

 

Para muitos de nossos alunos, foi a primeira vez que tiveram contato com esse hábito tão comum no cotidiano de nossos pais. Na verdade, alguns ficaram encantados com a destreza e a rapidez com que as senhoras lidavam com o algodão, descaroçando-o, enrolando-o de maneira magistral.

 

Para a nossa Diretora, Shirley Maria Melo Longo, a presença do grupo reforça a importância que tem o conhecimento sobre como viviam nossos antepassados e como é possível manter algumas tradições ainda vivas por meio de iniciativas sociais efetivas, como o Projeto Fiandeiras. Para Shirley, a interação – ainda que breve – entre tantas crianças e adolescentes com as senhoras fiandeiras mostra quão essenciais são tais eventos para a manutenção do saber e da arte populares.

 

O Colégio SOLAR agradece a presença das integrantes do Projeto e espera que elas possam voltar ainda outras vezes em nossa instituição. Além disso, o SOLAR reafirma a necessidade de se valorizar nossas genuínas tradições, mantendo-as no presente e não apenas valorizando-as como algo passado.

 

Colégio SOLAR, onde educar é uma arte!

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também