Sexta-feira, 19 de Abril

A Secretária Municipal de Saúde de Carmo do Rio Verde, apoia o Outubro Rosa

Publicado em 17/10/2017 às 08:20
Carmo do Rio Verde

O movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama Outubro Rosa, surgiu em 1997 nos Estados Unidos.

 

A partir desta data que se tornou muito importante, são realizadas campanhas em todo mundo para um só objetivo: conscientizar a todas as mulheres a se prevenir contra o câncer de mama.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Rio Verde, faz um alerta ao diagnóstico precoce. Todas as mulheres com idade de 50 a 69 anos, que faça o exame de mamografia a cada dois anos, o que pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

 

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Rui Verde apoia o Outubro Rosa, faça sua parte de fazemos a nossa. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também