Quinta-feira, 28 de Março

Governo Temer terá desafio duplo para aprovar PEC do teto nesta terça

Publicado em 24/10/2016 às 09:12

O governo quer concluir nesta terça-feira a votação da PEC dos gastos na Câmara. A emenda que muda a constituição segura o crescimento das despesas federais, permitindo apenas a correção inflacionária; pode-se votar uma a revisão das regras em dez anos.

 

Para a oposição, um desastre especialmente na área social; para os aliados, um remédio necessário diante do rombo nas contas. Um jantar hoje à noite na residência oficial da Câmara vai reforçar o discurso pró-ajuste fiscal.

 

O governo falava em conseguir mais de 380 votos, superando os 366 do primeiro turno. O líder do DEM, Pauderney Avelino, da base governista, diz que espera um placar apenas semelhante. Ele cita as eleições em várias capitais e nega que seja o clima pós-prisão de Eduardo Cunha, que ameaça delatar políticos de toda a esplanada.

 

Vencida a etapa na Câmara, a PEC vai para o Senado e lá o clima entre os aliados também não é muito favorável. A operação contra a polícia legislativa irritou o presidente da Casa Renan Calheiros e engrossou o coro entre apoiadores de Temer, principalmente o PMDB, pela demissão do ministro da Justiça.

 

A oposição é contra a PEC, mas concordou em fechar um roteiro que prevê a análise na Casa ainda este ano. Randolfe Rodrigues da Rede, disse, no entanto, que isso vai depender muito mais do humor dos governistas.

 

Aliados do governo esperam que seja cumprida a promessa de nomeação de indicados para o cobiçado segundo escalão, incluindo cargos em estatais, negociada nesse trâmite da emenda. ( Da CBN)

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também