Terça-feira, 23 de Abril

Realizada em Ceres, Audiência Pública pela ANEEL, custo da energia da CHESP terá redução

Publicado em 30/09/2016 às 23:43

Na manhã desta quinta-feira (29/9), foi realizada em Ceres, a quarta Audiência Pública pela a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, para colher subsídios para o quarto ciclo de revisão tarifária da Companhia Hidroelétrica São Patrício - CHESP. O evento foi realizado na sede da Acicer, a reportagem do Jornal Populacional, participou desta audiência e conversou com o presidente da CHESP, Dr. Ricardo de Pina Martin, e também com Ernesto Johannes, assessor da diretoria da ANEEL.

 

Ricardo de Pina falou a respeito do contrato de concessão da CHESP com a ANEEL. Ele disse que a cada quatro anos, é feita uma revisão tarifária, e nesta revisão estabelece, segundo Ricardo, o nível tarifário adequado para a empresa naquele momento.  Falou também que ao decorrer dos anos seguintes, ocorrerão reajustes tarifários com que terão como base os valores estabelecidos na revisão.

 

Na audiência, foi discutido também as metas de qualidade de serviço da empresa Chesp, para os próximos quatro anos.

 

Ao contrário de outras audiências públicas de revisão tarifárias realizadas anteriormente, esta segundo Ricardo, a ANEEL, já sinalizou uma redução nas tarifas a serem praticadas pela CHESP.  Em 2014 e 2015, Ricardo contou que a tarifa de energia subiu em função de aumentos de encargos e principalmente do custo de geração térmicas, cujas usinas, foram muito acionadas.

 

 

 

Já em 2016, como choveu muito nas regiões sul e sudeste do país, houve pouca necessidade de despachos das gerações térmicas, o que consequentemente os custos que haviam se elevado em 2014/2015, não vão ocorrer pra o período de 2016/2017.

 

Para o assessor de diretoria da ANEEL, Ernesto Johannes, a previsão de primeiro momento é que ocorra uma redução de até 7% na tarifa, ele ressaltou que são números preliminares que devem se confirmar a partir do mês de novembro próximo.

 

Vale ressaltar que essa possível redução de até 7%, seria da ANEEL, de acordo com o presidente da CHESP, Ricardo Martin, no final de agosto, foi homologado pela ANEEL, um leilão de compra de energia, realizado pela CHESP, que proporcionará a compra de energia de outra supridora, por um preço bem menor que o comprado hoje da CELG.

 

Ricardo, comenta que a CHESP passará a comprar energia da COPEL G&T, e que para o próximo ano, se nada acontecer de errado no setor elétrico, o preço da energia da CHESP, poderá ter nova redução.

 

O Presidente da CHESP fez uma apresentação com dados históricos dos indicadores de qualidade da empresa e fez também um pleito em relação ao custo imputado à tarifa da CELG para a CHESP correspondente às perdas do sistema de subtransmissão que considera injusto.

 

 

 

 

O Conselho de Consumidores de energia da CHESP, pelo seu presidente Prof. Gleidson Caetano da Silveira Pinto, também se manifestou com uma apresentação comparativa de tarifas e de custos operacionais, citando a representação destes custos no estabelecimento das tarifas e solicitou aos representantes da ANEEL a retirada do valor imputado à tarifa por conta das perdas do sistema de 69kV da CELG.

 

Segundo o Técnico Especialista em Regulação da ANEEL, Dr. Rafael Gonçalves, houve uma excelente presença de público no evento, com registro de mais de 50 participantes, consumidores da CHESP.   

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Economia,

Veja Também