Quinta-feira, 18 de Abril

Dilma: 'decisão do Senado entra para a história das grandes injustiças'

Publicado em 31/08/2016 às 16:49

A ex-presidente Dilma Rousseff fez pronunciamento na tarde desta quarta-feira (31), após votação no Senado que consolidou seu afastamento definitivo da presidência da República.

 

Na companhia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de parlamentares aliados e de lideranças de movimentos sociais, Dilma falou no Palácio do Planalto.

 

'Hoje, o Senado tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças', iniciou o discurso. 'Os senadores que votaram pelo impeachment escolheram rasgar a Constituição Federal. Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar', disse.

 

A presidente relembrou sua militância durante a ditadura militar. 'É o segundo golpe de estado que enfrento na vida. O primeiro, o golpe militar, apoiado na truculência das armas, da repressão e da tortura, me atingiu quando era uma jovem militante', disse. 'O segundo, o golpe parlamentar desfechado hoje por meio de uma farsa jurídica, me derruba do cargo para o qual fui eleita pelo povo'.

 

'Causa espanto q a maior ação contra a corrupção da nossa história leve justamente ao poder um grupo de corruptos investigados', disse. Ela atribuiu motivações misóginas, racistas e homofóbicas ao impeachment, que classifica como golpe de Estado. 'Não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles, declarou.

 

Neste momento, não direi adeus a vocês. Tenho certeza de que posso dizer 'até daqui a pouco'.

 

Por fim, a ex-presidente citou o poeta russo Maiakovski: 'Não estamos alegres, é certo. Mas também por que razão haveríamos de ficar tristes? O mar da história é agitado. As ameaças e as guerras, haveremos de atravessá-las, Rompê-las ao meio, Cortando-as como uma quilha corta'.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também