Terça-feira, 23 de Abril

Um dos líderes do MST que invadiu a fazenda Sibéria é preso em Itapaci

Publicado em 15/06/2016 às 23:49
Itapaci

Foi preso na tarde desta quarta-feira (15/6), um dos líderes do Movimento dos Sem Terra (MST), na cidade de Itapaci. A reportagem do Jornal Populacional, conversou com o delegado Fábio Mendanha Castilho.

 

De acordo com ele, o líder Lázaro Pereira da Luz, responde processo por crimes de esbulho possessório, formação de quadrilha e porte de arma de fogo. Recentemente, segundo o delegado, houve uma tentativa de invasão de terra novamente em Itapaci.

 

O delegado relata que os invasores estariam sendo orientados pelo líder Lázaro, e por pouco não houve confronto entre os ocupantes e o vizinhos, se não fosse a chegada da polícia, teria acontecido o confronto.

 

Como já existe o inquérito de Lázaro rolando na justiça, o delegado acredita que em Itapaci, quanto em outras cidades do pais, a polícia não possui efetivo suficiente para combater um possível confronto agrário, o delegado disse ter pedido a prisão do líder preventivamente exatamente para evitar um desenvolvimento de um confronto que poderia acontecer o pior.  

 

Após o pedido de prisão preventiva, a justiça acatou e foi emitido além do mandado de prisão, emitido também busca e apreensão na residência de Lázaro.

 

Por volta das 16h30, a Polícia Civil cumpriu o mandando de prisão e busca apreensão.  Lázaro foi preso. Na casa dele, segundo o delegado Fábio, a polícia encontrou munições de espingarda calibre 28 e calibre 38.

 

Nas denúncias que estão sendo apuradas pelo delegado, testemunhas relataram que há disparos de arma de fogo e mortes de animais por arma.

 

Por último, a invasão seria em uma faixa de terra do estado, às margens da GO – 336, sentido a cidade de Guarinos.

 

A reportagem do Jornal Populacional, conversou também com Lázaro, ele disse que não seria uma invasão, já que o local é de origem do movimento. Em 2014, segundo Lázaro, a justiça teria determinado que o movimento desocupasse às margens da GO – 336, que há dez anos era ocupada.

 

Lázaro, disse possuir documentos desta faixa de terra, que é o local de origem do movimento. O movimento deixou esta área às margens da GO, e teria ocupado a fazenda Araraquara no município de Itapaci.

 

Lázaro, relata que a Fazenda Araraquara ao ser desocupada pelo movimento por força judicial, para evitar confronto com outro acampamento do lado, o movimento ocupou a fazenda Sibéria que fica no município de Santa Isabel, entrando no dia 16 de janeiro deste ano ficando por cerca de 60 dias.

 

Após a fazenda Sibéria ser desocupada também por força da justiça, segundo o líder resolveu voltar para este acampamento ás margens da GO – 336.

 

O líder comentou a reportagem do JP, que ao lado do acampamento seria ocupado pelo movimento, existe outro que segundo Lázaro, não aceita a entrada de outro movimento.  A polícia foi acionada onde evitou o pior.

 

O líder do movimento (Lázaro), disse que há ameaças de morte contra ele, por parte do outro acampamento ao lado.

 

Lázaro está preso, tanto pelo mandado de prisão, quanto pelas munições encontradas na residência dele, já que segundo o delegado Fábio, Lázaro não explicou a origem das referidas munições e foi autuado em flagrante. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também