Terça-feira, 23 de Abril

TJGO realiza seminário contra exploração sexual

Publicado em 18/05/2016 às 17:24
Em Goiás

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) realizam nesta sexta-feira, 20 de maio, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o II Seminário 'Não desvie o olhar. Diga não à exploração sexual', em virtude do Dia Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, comemorado no dia 18 de maio.

 

O seminário será realizado no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e direcionada para a rede de proteção da Infância e Juventude.

 

 A solenidade de abertura será presidida pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho e pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado com apresentação do Coral infantil posteriormente.

 

O evento ainda contará com apresentação da cartilha: Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Reflexões e Abordagem, com orientações técnicas que abordam conceitos e formas de abordagens de forma mais assertiva com as vítimas de abuso sexual, palestras e debates com a participação dos inscritos.

 

O seminário será durante todo o dia com palestra do psicólogo criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Leonardo Faria; e debates com a participação da Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/GO, Renata Vanzella Barbieri, da  Psicóloga DPCA de Goiânia, Aliciana Oliveira de Freitas; da 1ª juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva; do juiz da comarca de Jaraguá, Rinaldo Aparecido Barros; da promotora de justiça e coordenadora do CAO da Infância e Juventude do MPGO, Karina D’Abruzzo e da delegada da DPCA de Goiânia, Paula Meotti. 

 

No período vespertino também terá a apresentação da analista do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e Tutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marleci Venério Hoffmeister, que explanará sobre depoimento especial de crianças e adolescentes em situação de abuso sexual.

 

Servidores do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretária de Segurança Pública, Rede de Proteção à Infância e Juventude e universidades podem se inscrever para o seminário através deste link aqui.

 

O dia 18 de maio é uma forma de lembrar a sociedade que é preciso combater a violência contra crianças e adolescentes. A data é em memória à Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, que foi sequestrada no dia 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, agredida fisicamente, violentada sexualmente e morta e os autores nunca punidos.

 

Dia Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente virou Lei N° 9.970, sancionada em 17 de maio de 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Entidades que atuam em defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.

 

 

Programação

 

8:00 – Credenciamento

 

8:30 – Apresentação da Banda da Polícia Militar

 

8:40 – Abertura

 

Desor Gilberto Marques Filho – Corregedor-Geral da Justiça do Estado de Goiás

Dr. Lauro Machado Nogueira – Procurador-Geral de Justiça de Goiás

 

8:50 - Apresentação do Coral Infantil

 

9:00 – Apresentação da Cartilha, dos resultados da Meta 3 da CGJ e outras questões

 

10:30 – Palestra

 

Dr. Leonardo Faria – Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás

 

11:10 – Debates

 

Coordenadora da Mesa - Dra. Renata Vanzella Barbieri - Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/GO

Dra. Aliciana Oliveira de Freitas - Psicóloga DPCA de Goiânia.

 

11:30 – Debate aberto aos participantes

 

12:00 – Intervalo para o almoço

 

13:30 – Vídeos

 

13:50 – Palestra

 

Marleci Venério Hoffmeister - -Analista do TJRS e Tutora do Conselho Nacional de Justiça/CNJ

 

14:30 – Debates

 

Coordenadora da Mesa - Dra. Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva

Dr. Rinaldo Aparecido Barros – Juíz de Direito do Juizado Cível e Criminal da Comarca de Jaraguá

Dra. Karina D’Abruzzo – Promotora de Justiça coordenadora do CAO da Infância e Juventude do MP

Dra. Paula Meotti – Delegada Titular da DPCA de Goiânia

 

16:00 Encerramento

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também