Quinta-feira, 25 de Abril

Realizado em Ceres, apresentação do Resultado da mobilização contra o Aedes

Publicado em 11/05/2016 às 22:46

Na manhã desta terça-feira (10/5), foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Ceres, uma apresentação do resultado da mobilização de Goiás contra o Aedes aegypti. O programa é coordenado pela Secretaria de Saúde.

 

A Coordenadora geral da Regional de Saúde de São Patrício 1, Eulália Maria Gaioso, falou a reportagem do JP, ela que fez a apresentação, disse que desde do mês de janeiro deste ano, vem realizando uma operação, uma mobilização em cada município de Goiás, com objetivo de eliminar o foco do Aedes.

 

Em dezembro de 2015, o governador Marconi Perillo publicou um decreto declarando estado de emergência em saúde pública no estado de Goiás, devido a infestação do mosquito da dengue em todo o país.

 

Eulália, disse que com esse decreto, o governador teve uma decisão, que para a coordenadora é considerada ousada em decidir erradicar o Aedes no estado.

 

Na ocasião, esteve presente também nesta apresentação, o presidente da Saneago José Taveira, representando o governador, que segundo ele, em parceria com os municípios goiano para desenvolver um programa de trabalho ao combate ao Aedes aegypti.

 

Taveira, disse que este programa conseguiu reduzir drasticamente os casos de infestação do mosquito e os casos de óbitos diminuíram consideravelmente.

 

Segundo Taveira, o programa desenvolvido, Goiás se tornou modelo nacional no combate ao Aedes aegypti.

 

Eulália, falou que desta regional, são 20 municípios, onde todos os prefeitos, secretários, agentes comunitários, técnicos, agentes de endemias foram convidados para esta avaliação que foi positiva. Pontuou.

 

Em janeiro deste ano, Goiás contava com 3,99%, de casos do foco da dengue em imóveis, o que representa mais de 100 mil. Após esta ação, Eulália disse que Goiás conta com cerca de 0,39%, foram mais de 100 mil focos da dengue eliminados em quatro meses.

 

Ao finalizar, Eulália enfatizou: mesmo estando hoje em situação considerada confortável, tem que servir de ânimo para que possa continuar trabalhando e não servir para que se cruzem os braços e deixem voltar a situação que se encontrava antes.

 

O evento contou com a presença da prefeita Inês Brito, a secretária de saúde Janaina Firmino, Maritônia Carvalho além de outras autoridades políticas.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também