Sábado, 20 de Abril

JP acompanha mapeamento do Grupo Ação do Cidadão às margens do Rio das Almas

Publicado em 20/01/2016 às 00:56

O Grupo Ação do Cidadão, realizou na tarde desta terça-feira (19/1), mapeamento às margens do Rio das Almas.

 

A ação teve início por volta das 16h, e encerrou por volta das 19h,30. A reportagem do JP, acompanhou o trajeto juntamente com alguns membros do grupo.

 

Além do Rio das Almas, foi mapeado também, parte do Rio Uru. De acordo com Luciana Cristina, estudante de biologia, que sempre atua nesta área, disse que está buscando a conscientização dos proprietários rurais, a cercarem os locais onde serão feitos os plantios para os mesmos possam serem protegidos dos gados.

 

As mudas começaram a serem plantadas no último dia 9 de janeiro, e a segunda etapa será no próximo dia 31 de janeiro.

 

A estudante, informa que nos pontos mapeados no Rio das Almas, pelo menos sete áreas degradas foram percebidas, sendo duas com erosão, que segundo Luciana, terá que ser feira uma análise do solo para ver que tipo de árvore será plantada para evitar a erosão.

 

Na região do Rio Uru, até um ponto que a reportagem foi, do lado direito, está bem preservado, o canoeiro Arruda, que levou a equipe da reportagem do JP, que conhece muito esses pontos, relata que a parte do lado esquerdo está bem degradada.

 

Desde o início de 2015, onde foi feita a primeira plantação de reflorestamento às margens do Rio das Almas, Barros um dos membros do grupo, acredita que os proprietários rurais não fizeram o fechamento da área plantada, e que o gado pode ter destruído as mudas plantadas, já que havia pouquíssimas mudas ainda de pé.

 

Barros, ressalta da importância da conscientização aos produtores rurais, não adianta realizar o reflorestamento e deixar o local aberto, o gado a caba destruindo.

 

Luciana Cristina, faz um apelo as autoridades de Rialma, que existem muitos pontos degradados e que o grupo está com certa dificuldade de entrar em contato com os donos das respectivas áreas degradas, para o reflorestamento.

 

O líder do Grupo Ação do Cidadão, Robson Ferreira, ressalta aos donos das áreas reflorestas, que os mesmos venham a zelar, que dê condições para que o Grupo Ação Verde tenha condições de dar sequência nos plantios.

 

Veja o quanto o rio está cheiro e a reportagem com Luciana Cristina 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também