Quinta-feira, 28 de Março

Vereador Rodrigo do Café é cassado pela Câmara Municipal de Rialma

Publicado em 04/11/2015 às 20:19

A Câmara Municipal de Rialma, cassou no fim da tarde desta quarta-feira (4/11), por 6 fotos a 2, o mandato do vereador Hercílio Rodrigo Mendes Ferreira).

 

O vereador cassado havia sido denunciado pela vereadora Aparecida Ribeiro (PSDB), no último dia (12/8). Na época a reportagem do JP acompanhou toda a reunião da câmara onde a vereadora usou a tribuna para denuncia-lo.

 

Entenda como foi:

 

O vereador Hercílio Rodrigo (Rodrigo do Café) teria deixado o cargo no ano de 2014 para assumir a pasta da Educação de Rialma, assim foi feito, em 1º de dezembro de 2014, Rodrigo do Café tomou posso como Secretário de Educação.)

 

 Aparecida Ribeiro (Cida), que era 1ª suplente tomou posse como vereadora.

 

Na denúncia feita pela vereadora na época, que em oito meses ela teria sido coagida, chantageada pelo então na época (Secretário de Educação) a pagar parte dos vencimentos a Rodrigo do Café.

 

O caso foi denunciado ao Ministério Público e a Polícia Civil.

 

Os trâmites da cassação começaram por volta das 14h30 desta quarta-feira (4) e só terminou por volta das 17h.

 

A reportagem do JP conversou com o advogado do vereador cassado, Dr. Rubens Fernando, ele disse que respeita a autonomia da câmara, mas foi apresentada uma serie de defeitos, com simultaneidade no processo da Comissão de Ética e Comissão Processante.

 

Dr. Rubens, frisou também defeitos nos fatos de que os hipotéticos atos ocorreram quando Hercílio não era vereador e sim Secretário de Educação, que o mesmo não poderia responder pelo decreto 201 que trata de vereadores.

 

Rubens fala também do defeito da denunciante ter interesse direto na cadeira dele (vereador cassado). Na defesa do vereador, segundo Rubens alegou que seis testemunhas foram favoráveis e três não, e de que o próprio poder judiciário não teria o afastado do cargo.

 

“A câmara entendeu por bem cassa-lo”. Dr. Rubens comentou que vai conversar com Rodrigo do Café, se ele quer tomar uma medida judicial a respeito. Dr. Rubens entendeu que os vereadores não conseguiram perceber os erros jurídicos apontados no processo.

 

A reportagem tentou falar com o vereador cassado, mas ele não quis comentar sobre o assunto.

 

 

O presidente da câmara, Ismael Filho (PTB, disse que os vereadores fizeram um trabalho com muita responsabilidade e acredita que a justiça foi feita.

 

O vereador Paulinelly   disse na coletiva de imprensa que a sociedade de Rialma está cansada e esperava um resultado. Falou também da moralização da política e que a sociedade deve ver a Câmara com transparência e respeito.

 

 Vereadores que votaram a favor da cassação:

 

Anivaldo, Henia, Jusleide, Ismael Paulinelly e Edson Rodrigues.

 

Vereadores que votaram contra a cassação:

 

Meire Matias e Carlos Henrique (Caíque).

 

 

Vereadora faz grave denúncia contra Secretário de Rialma por coação de pagamento 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também