Sexta-feira, 19 de Abril

Acupuntura tradicional com Dr. Fabian Arantes

Publicado em 05/03/2015 às 10:30

O Dr. Fabian Arantes é especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa, uma prática milenar exercida há mais de 5.000 anos na China, Tanto a Acupuntura quanto as técnicas complementares a ela, comomoxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia e muitasoutras, fazem parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa.

As sessões são realizadas individualmente e com hora marcada respeitando a privacidade do paciente.

 

A Acupuntura reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos e consiste, tradicionalmente, na estimulação de pontos de energia específicos no corpo mediante a inserção de agulhas.

 

As agulhas utilizadas devem ser estéreis e de uso único, não podendo assim ser reutilizadas.Em cada sessão obrigatoriamente serão utilizadas novas agulhas e estas devem possuir registro na ANVISA.

 

O tratamento com a Acupuntura pode variar de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Conforme a evolução clínicadetermina-se maior ou menor frequência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados. Na maioria dos casos, indica-se de cinco a dez sessões.   

   

A Acupuntura vem destacando-se por oferecer um tratamento rápido e eficaz, sem efeitos colaterais e praticamente indolor,  além de tornar-se famosa por tratar a dor. Hoje, isso é explicado de forma científica pelas ações dos peptídeos endógenosque, recebem a denominação genérica de endorfinas e encefalinas , liberados com as aplicações das agulhas. O tratamento dos desequilíbriosmentaiseemocionaisé justificadopela alteração bioquímicadeneurotransmissores, como a serotonina, entre outros. Assim, a Acupuntura possui a finalidade de restaurar, promover e equilibrar as funções energéticas dos tecidos e órgãos, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a imunidadetrazendo bem-estar físico e mental.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a Acupuntura pode ser praticada por diferentes profissionais de saúde habilitados e a POLITICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS/2006 reconhece a Acupuntura como multiprofissional podendo ser realizada por FARMACÊUTICOS, ENFERMEIROS, FISIOTERAPEUTAS, PSICÓLOGOS, MÉDICOS, EDUCADORES FÍSICOS e BIOMÉDICOS.

 

A regulamentação e fiscalização do exercíciodaatividade do profissional são de âmbito e competência de seurespectivoConselho Regional.                                     

 

A OMS reconhece que a Acupuntura atua de forma eficaz em diversaspatologias, como: tendinites, depressão, cefaleias, enxaquecas, gastrites, dismenorreia, tensão pré-menstrual (TPM), lombalgia, cervicalgia, sinusite, rinite, asma, ansiedade, estresse, impotência, insônia, artrite, artrose, fibromialgia, Mal de Parkinson, sequelas de acidente vascular cerebral, psoríase ,etc.

 

A Acupuntura não substitui o tratamento médico, ela é um Tratamento ou Terapia Complementar, portanto converse com seu médico sobre suas indicações e procure sempre um profissional Acupunturista Habilitado.

 

TÉCNICAS COMPLEMENTARES À ACUPUNTURA:       

Moxabustão:    

 

É uma terapia que combina fitoterapia e termoterapia. Entende-se por isso o aquecimento de áreas ou pontos de acupuntura por meio da queima da erva de Artemísia com a finalidade de aquecer os canais de energia.

 

Ventosaterapia:

        

É um método terapêutico que consiste em utilizar ventosas, aplicando-as na pele. Produz uma pressão negativa que tem o objetivo de drenar e promover o descongestionamento dos canais de energia. As ventosas podem ser de vidro, de plástico e bambu.

 

Eletroacupuntura:    

 

É uma combinação da acupuntura clássica e da eletroterapia, de modo que, após a inserção das agulhas, por elas se faz passar uma correnteelétrica. Produz uma estimulação mais potente, regular e contínua do que a manual.Possui uma ação analgésica mais rápida com um menor número de agulhas e promovetanto analgesia quanto anestesia.  

      

Auriculoterapia:     

   

Consiste em perfurar com agulhas os pontos auriculares ou estimulá-los com outros métodos(Sementes e/ou Esferas de metal ou cristal). Esta técnica é de fácil manejo e o efeito é obtido com rapidez, pois utiliza as propriedades reflexas do pavilhão auricular.    

     

Outras especialidades:

Florais de Bach:

 

Os Florais de Bach são remédios que têm sido usados nos últimos 80 anos mundialmente como terapia complementar. São 38 essências, que podem harmonizar suas emoções, trabalhando sutilmente para restaurar o equilíbrio emocional.

 

 O tratamento com florais consiste em cuidar das pessoas e não exatamente as doenças que elas têm. O que é avaliado para o uso dos florais são as preocupações da pessoa promovendo ajuda mental e emocional. Os florais de Bach não possuem contraindicação e não causam efeitos colaterais.

Homeopatia:

A Homeopatia é um método terapêutico seguro e eficaz, baseado na Lei dosSemelhantes, segundo a qual, para se curar uma doença, o corpo doente deve receberuma substância que provoque os mesmos sintomas quando administrada emum corpo saudável. Embora, na maioria das vezes, utilize-se em suas preparaçõessubstâncias naturais, o preparo de seus medicamentos requer uma técnica especialde manipulação. É, antes de tudo, uma arte, baseada em uma filosofia.

 

Ligue e marque sua consulta com o Dr.Fabian Arantes pelo fone: 3307-1733 no Laboratório Santa Mônica e

3323-1086 na Galeria São Lucas ,em Ceres-GO.

 

Fonte:Cartilha da Comissão de Acupuntura do CRF-SP, Setembro/2013.

                Cartilha da Comissão de Homeopatia do CRF-SP, 2013.

PNPIC no SUS/2006-MS

 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também