Quinta-feira, 18 de Abril

Idosa com câncer, diz família que não está recebendo assistência em Rialma

Publicado em 07/08/2015 às 08:09

Uma família da cidade de Rialma procurou a reportagem do JP para falar a respeito do fato que está acontecendo com uma idosa que é mãe de Gélio Pires Monteiro que conversou com a reportagem.

 

Recentemente foi descoberto um câncer na senhora Neusa Borges Monteiro de 74 anos.

O filho dela, Gélio Pires relatou a reportagem que a Secretaria de Saúde de Rialma está colocando a família pra esperar e disse que não está dando a menor assistência.

 

Segundo Gélio o estado de saúde dela é preocupante, o médico que fez os exames teria dito que o caso da senhora é de urgência e segundo ele até agora a Secretaria Municipal de Saúde de Rialma não teria feito nada para que o problema fosse resolvido, no caso o tratamento.

 

Gélio está atrás do poder público para que a mãe possa ser internada e realizar o tratamento na cidade de Goiânia, pois o que ela realmente precisa é de cirurgia. Disse.

 

Relatou ainda que há 10 dias está tentando com a secretaria para que encaminhe a idosa a Goiânia, e a firma a reportagem que uma   médica que trabalha na regulação do SAMU juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Rialma, colocaram em Goiânia de que o caso da idosa não seria grave, e por isso não teria conseguido a vaga no hospital para realizar o tratamento.

 

Somente no dia (3/8), segundo Gélio que colocaram em Goiânia que o caso dela seria grave, Isso segundo ele após ter procurado a promotoria de Justiça.

 

De acordo com Maria Rodrigues Almeida que é irmã da idosa, já poderia estar em Goiânia, mas devido ter mudado o protocolo, segundo Gélio, dizendo que o caso dela não seria grave o que poderia ter provocado a perda da vaga.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, comenta a irmã de Neusa Borges quenão teria funcionado nem na quinta (30/7) e na sexta (31), devido a secretária estar participando de uma convenção em Goiânia.

 

O que a família quer é que a Secretaria de Saúde do Município, encaminhe a idosa a Goiânia para realizar o tratamento necessário.

Há três meses, a idosa vem se agravando com problema, isso sendo realizado exames no hospital municipal de Rialma e sempre dizendo que seria infecção de urina, ou poderia ser pedra na vesícula.  Relatou Gélio.

 

 

Segundo Maria, ficou sabendo do problema da irmã após procurar um clínica particular em Ceres. Gélio disse ter conseguido uma vaga no Araújo Jorge em Goiânia pela Secretaria Municipal de Rio Verde, mas ao verificar no sistema, segundo ele, o protocolo informou que a causa não seria urgente, onde teria perdido a vaga.

A família disse também que conseguiu uma vaga no Hospital do Câncer em Barretos (SP), mas teria perdido também a vaga porque constava no protocolo que não seria urgência.

 

A reportagem procurou a Secretária de Saúde de Rialma para falar sobre este fato

 

Marilia Modesto secretária de Saúde de Rialma, em reposta disse a reportagem, em relação a mudança de resultado dizendo que o estado de saúde da senhora não é de urgência, isso segundo Marilia não compete ao gestor alterar laudo médico, isso é crime.

 

A secretária Marilia relata que na última sexta –feira (31/7), estaria na terceira Conferência Municipal de Saúde em Rialma, realizada na Câmara Municipal, quando foi procurada para o encaminhamento da idosa Neusa Borges. Como de protocolo segundo a secretária, em todas as circunstâncias, realizou no sistema uma consulta imediatamente com um médico oncogastrico.

 

Marilia comenta que no memento pediu que uma secretária que participava da conferência que fosse até a sede da secretaria para colocar a paciente no sistema, para assim aguardar a regulação.

 

Regulação, diz Marilia não cabe a ela e nem os gestores da secretaria para definir, e sim o sistema de saúde de Goiás.

 

Marilia relata que existe um programa chamado PPI (Programa de Pactuação Integrada), onde a vaga é solicitada que é disponibilizada por Goiânia através de uma avaliação feita por Hospital Araújo Jorge.

 

A secretária cometa que a nora da idosa todas as vezes que procurou à secretaria foi atendida com todos os exames solicitados, o que não foi possível pela secretaria de Saúde de Rialma, Marilia disse ter conseguido por cortesia, e que toda assistência que poderia ter feito para esta idosa foi realizado.

A vaga para que a paciente seja consultada segundo Marilia já está marcada para segunda-feira dia (10/8), e o que foi dito pelo denunciante não procede. Comenta Marilia.

 

A secretária de saúde falou que já ligou para o Samu de Ceres, Goiânia cobrando no sistema de regulação de vagas que é gerido por protocolo.

 

Em relação a alteração de protocolo somente o profissional médico que faz, o gestor não possui acesso a regulação. A secretária disse que está para viabilizar e não para dificultar. A paciente está internada no Hospital Municipal de Rialma e o que compete a secretaria foi feito. Concluiu.  

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também