Sexta-feira, 29 de Março

Jovem de Ceres morre em UTI, para conseguir vaga, justiça interviu

Publicado em 18/07/2015 às 17:36

Uma jovem de apenas 19 anos, Luana de Oliveira Cintra morre vítima de parada cárdica na cidade de Ceres. O corpo da jovem foi velado no IML local e sepultado neste sábado por volta das 11h, da manhã. Familiares, parentes e amigos estiveram presentes e muita gente se comoveu com a morte de uma menina que tinha uma vida toda pela frente.

A reportagem do JP conversou com a mãe da Jovem para saber como ocorreu essa morte e possível causa.

 

Segundo Luciene Fátima Oliveira, a filha Luana, a cerca de duas semanas passou mal em casa sentido dor na garganta, a jovem foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), isso na quarta-feira (8) da semana passada, de acordo com relatos da mãe da vítima.   

 

A mãe relata ainda que ao chegar na UPA, um médico da unidade que terá o nome preservado, a atendeu.

 

Luciene, fala que o médico que atendeu a jovem, nem mesmo olhou a garganta da paciente e logo pediu para aplicar uma injeção (benzentacil).

 

Após ser aplicada a benzetacil, a jovem voltou para casa ainda passando mal.  No dia seguinte a jovem segundo a mãe voltou a unidade e o mesmo médico a atendeu novamente, e fez um questionamento, o que e ela (Luana) estava fazendo lá, e disse a ela que o medicamento (Benzentacil) não havia ainda causado o efeito.

 

Esse mesmo médico da unidade segundo Luciene, passou sete comprimidos de antibiótico a jovem Luana, que tomou apenas um, pois a garganta da jovem estava muito inflamada.

 

Somente a noite, já de madrugada na quinta- feira (9/7) quando Luana voltou a UPA, outro médico olhou a garganta da jovem e a internou no Hospital Pio – X onde fez apenas um exame de sangue. O médico disse a mãe de Luana que a filha estava sofrendo muito. Luana ficou internada até domingo dia (12/7). Comenta a mãe.

 

O estado de saúde de Luana se agravou ainda mais, a mãe relata que a levou no Hospital São Patrício (atendimento particular), onde foram realizados vários exames, os médicos perceberam o coração de Luana inchado, bactéria na garganta e o pulmão já bem inflamado.

 

Luana segundo a mãe, ficou internada no São patrício até terça-feira dia (14/7). E depois foi transferida para uma UTI particular. Mas antes de ser internada na UTI, ela segundo a mãe foi submetida a uma cirurgia no Hospital São Pio -X.

 

Mas para conseguir a vaga na UTI pelo SUS, a família teve que entrar com pedido de segurança na justiça contra o Hospital Pio – X, só assim foi possível internar a vítima Luana na UTI, e conseguir exames como tomográfica e vários outros.

 

Luciene disse que os exames mostraram que Luana estava com a septicemia “também conhecida como sepsis, é uma infecção generalizada grave que se espalha por todo o corpo, causando sintomas como febre e respiração rápida, podendo colocar em risco a vida do paciente em poucas horas”.

 

A mãe de Luana comenta que a filha foi para o centro cirúrgico, após os exames ser levados para um otorrinolaringologista que constatou a gravidade do caso.

Na cirurgia, os médicos segundo Luciene, retiraram do pulmão de Luana, mais de cinco litros de pus.

 

Luana não resistiu e faleceu na UTI, na tarde desta sexta-feira (17/7) por volta das 14h30. De acordo com a mãe, de parada cárdica.

 

A reportagem do Populacional ainda pela manhã deste sábado (18), procurou a direção do Hospital São Pio –x para se manifestar sobre o fato, mas não foi possível pelo fato de ser final de semana, e os responsáveis não se encontrarem.

 

O espaço está à disposição para a instituição.  

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também