Sexta-feira, 29 de Março

Veja o trabalho importantíssimo da Cotresp em Ceres na reciclagem do lixo

Publicado em 17/07/2015 às 23:56

A reportagem do JP esteve fazendo uma visita no galpão da Cotresp, (Cooperativa de Trabalhos dos Catadores Materiais Recicláveis do Vale de São Patrício), na cidade de Ceres e conversou com vários trabalhadores que falaram da oportunidade que esta cooperativa oferece.

 

De acordo com Pedro Ivo, Coordenador do empreendimento, a cooperativa segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos na qual estabelece a destinação dos materiais recicláveis de todas as prefeituras a uma cooperativa de trabalho de catadores de materiais recicláveis.

 

Pedro Ivo comenta que atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ajudou a criar esta cooperativa em Ceres. Pedro, ressalta do trabalho social e ambiental que a cooperativa realiza.

 

O social é destinado a geração de renda e empregos a pessoas que possuem perfil que trabalha com os materiais recicláveis, já o ambiental, ao invés de destinação inadequada para os lixões, e rios ou pra qualquer outra parte do meio ambiente, o lixo tem a destinação certa, correta.

 

Vai para a cooperativa que segundo Pedro Ivo, realiza o beneficiamento que após este trabalho é levado para as indústrias para que o lixo seja trabalhado e reutilizado, não precisando de destruir a natureza para usar a matéria prima.

 

Na região do Vale de São Patrício, existem várias empresas que compram o lixo reciclável.

 

Hoje a cooperativa conta com 17 cooperados, dentre eles pessoas que trabalhavam no lixão de Ceres, e que o lado social também desta cooperativa é fazer o resgate dessas pessoas que trabalham de forma subumana e oportunizar a ressocialização das mesmas e assim ter um poder aquisitivo melhor.

 

Diferentemente do lixão, os cooperados trabalham em uma área coberta, como uma empresa normal, realmente uma oportunidade de trabalho.

 

 A Cotresp em Ceres é um local onde qualquer pessoa pode levar o lixo reciclável e descarta-lo, Pedro ressalta que a cooperativa é o ponto de entrega voluntário reciclável.

 

Fernanda da Silva Rodrigues presidente da cooperativa, trabalhava como gari em Ceres, e segundo ela surgiu a oportunidade nesta cooperativa, que é muito importante, não só para Ceres, como também para toda região.

 

Para Francisco José da Silva de 51 anos, esta cooperativa é ótima oportunidade, já que ele gosta de trabalhar com material reciclável. Francisco comenta que o ganho na cooperativa ajuda bastante no sustento da família e diz estar feliz.

 

“Eu me sinto muito à vontade e feliz”. disse José Spínola de Carvalho. Maria de Fátima também disse que está feliz.

A trabalhadora Lúcia disse que temos que cuidar do meio ambiente, e que todo mundo tem que fazer sua parte.

 

Lucia aproveitou a oportunidade da reportagem e pede ajuda financeira aos empresários para a cooperativa Cotresp, para melhorar as condições de trabalho, adquirindo uma prensa. Ela pede doação de cimento, areia para construir parte da estrutura.

 

Lúcia espera que a população de Ceres e toda região do Vale de São Patrício, tenha consciência do que é uma reciclagem e o bem que traz para a natureza que agradece.

 

Lúcia ressalta o valor que tem o material reciclável, como as garrafas pet, papelão. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também