Terça-feira, 23 de Abril

Oito pré-candidatos para uma vaga na próxima eleição municipal em Rialma

Publicado em 03/06/2015 às 07:26

O barulho das eleições de 2014 mal silenciou e as discussões sobre as eleições municipais de 2016 já começam a tomar conta das cidades e ganhar forma no interior goiano. Em Rialma, na Região do Vale do São Patrício, já é possível delinear um provável cenário com vários pré-candidatos com potencial para ocupar o mais concorrido dos cargos, o de prefeito da cidade. Nomes com um histórico na política e outros novatos prometem esquentar o processo sucessório até as prévias do próximo ano. 

 

  Faltando pouco mais de um ano para o início da campanha de 2016, líderes políticos já colocaram as mangas de fora e iniciam as tradicionais articulações políticas para levantar ou apontar um nome capaz de ganhar as eleições.

 

O fato é que na política o tempo voa e quem acha que ainda está muito cedo para iniciar as discussões pode ser atropelado e não ser enxergado nem no retrovisor do processo político eleitoral. A reportagem do Diário do Norte conversou com várias lideranças políticas rialmenses e traçou um quadro com oito possíveis pré-candidatos com potencial para disputar as eleições do próximo ano, mostrando pontos favoráveis e o que pesa contra. 

 

JANDUHY DA SABORELLE (PSDB)  

 

O atual prefeito conta com uma grande vantagem por estar com a máquina nas mãos. Empresário bem sucedido, já mostrou que é capaz de gerir a cidade a exemplo de sua empresa, que é uma referência em Goiás e no Brasil. Por outro lado sofre certo desgaste natural também por ser prefeito. Assumiu a prefeitura num momento de crise. Não é considerado político (no sentido tradicional) e não tem habilidade de articulação. Perdeu dois dos quatro partidos que o ajudou a eleger (PMDB e PTB). 

 

DORCAS VIDIGAL (PMDB)  

 

Atual vice-prefeita já foi vereadora e secretária municipal. Tem uma história na política rialmense e é a maior liderança do PMDB na cidade. Conhece como poucos a realidade do município e traz consigo grande prestígio. Tem grande capacidade de aglutinar uma chapa forte. Contra ela tem o fato de que todas as vezes que teve o seu nome lembrado como pré-candidata a prefeita, não assumia o compromisso. O fato de estar há tanto tempo na política pode ser encarado como um ponto negativo. Apesar de ser uma grande liderança, não é fácil para Dorcas Vidigal formatar um grupo unindo toda oposição e membros da base do prefeito Janduhy. 

 

EVALDO JOSÉ (PSDB) 

 

 Ex-prefeito por dois mandatos é considerado o maior articulador político da cidade. Tem bom relacionamento com todos os partidos, tanto da base do atual prefeito e da oposição. Bom relacionamento com o Governo do Estado. Conhece o caminho das pedras para sair vitorioso numa campanha acirrada. Mas também tem o desgaste natural de dois mandatos. Apesar de ser um articulador nato, Evaldo terá dificuldade para manter os quatro partidos que ajudaram nas suas duas e do seu sucessor (PSDB, PMDB, PTB e DEM). Por motivos familiares pode ficar impedido de disputar o seu terceiro mandato de prefeito.  

 

VERA LÚCIA (PSD)  

 

Ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal também é lembrada pelo bom trabalho feito na Secretaria de Saúde. Disputou a eleição de 2012 e teve uma votação expressiva, mostrando que é uma forte concorrente. É um nome de consenso e sua rejeição é uma das menores entre todos os candidatos.  Ela, no entanto, terá que lidar com a falta de estrutura para uma nova eleição. Após o pleito de 2012 ficou no anonimato e deixou de ocupar cargos públicos. Falta habilidade para aglutinar todos os grupos políticos da cidade em torno do seu nome. 

 

PAULINELLY CARNEIRO (PSD) 

 

 Vereador e principal líder da oposição vem de uma família com história na política da cidade. Seu pai já foi prefeito e sua mãe vereadora. Até agora manteve o mesmo discurso do palanque e cobra ações do prefeito. Voz ativa na Câmara Municipal, Paulinelly pode ser considerado o novo na história da política de Rialma. Falta para ele estrutura para encabeçar uma campanha majoritária. Dificuldade para formatar um grupo coeso. Sua postura pode ser encarada como um fator que dificulta uma aproximação com outros grupos.  

 

Elaine Cristina (PTB)  

 

Ex-secretária da Educação, a educadora Elaine é um nome sem restrição e não tem quase nenhuma rejeição. Considerada uma das melhores secretárias municipais de Rialma, Elaine aproveitou muito bem o período que esteve à frente da pasta para alavancar seu nome na cidade. Também representaria a nova safra de políticos da cidade. Ela, no entanto, esbarra na falta de estrutura para bancar uma campanha majoritária. O fato de nunca ter disputado uma eleição é fator que pesa contra. Teria dificuldade para unir toda oposição em seu favor. 

 

FRED VIDIGAL (PTB)  

 

Presidente do PTB municipal, Fred representa o novo na política rialmense. Dotado de grande prestígio na cidade, o jovem empresário é visto como o sucessor natural da sua mãe na vida pública. Trânsito livre nos grupos políticos da cidade, Fred tem potencial para encabeçar uma chapa forte para disputar as eleições com chances reais de vitória. Ele, no entanto, nunca disputou um cargo eletivo. O fato de ter vários investimentos pesa contra ele, considerando a falta de tempo para se dedicar integralmente na vida pública. Apesar de um futuro promissor, abraçar uma campanha agora poderia pular etapas e comprometer seu futuro na política. 

 

Tião Dutra (PP)  

 

Ex-prefeito, Tião Dutra é da velha guarda de políticos  da cidade.É sempre um forte candidato em qualquer eleição. Dono de votos cativos, Tião tem uma história na política rialmense e é lembrado pelos mutirões que fazia na cidade, inclusive na construção de casas populares. Tião, a exemplo de muitos políticos, não acompanhou a modernização que cerca uma campanha. Apesar de ser um grande líder, teria grandes dificuldades para aglutinar uma chapa forte. O vigor físico também pesa contra o ex-prefeito.

 

Texto  Juvenal Junior

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também