Quinta-feira, 28 de Março

Lavanderias são reabertas após TAC com Secretaria de Meio Ambiente

Publicado em 29/05/2015 às 19:03
Jaraguá

O descumprimento das normas ambientais é uma pratica recorrente das lavanderias de Jaraguá, há pelo menos 20 anos. Mas nos últimos três anos, já foram discutidas ao menos duas ações judiciais contra os empresários, que recorreram ao Tribunal de Justiça e conseguiram manter as lavanderias abertas, no entanto nenhuma medida prática para recuperar as nascentes foi tomada nesse período.

 

Após pressão do Ministério Público, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lacrou na quarta-feira, 27 de maio, a estação de tratamento de resíduos na Rua 10 que atende cerca de 8 lavanderias, sem ela as empresas do ramo param. A secretaria aplicou multa de 50 mil reais em caso de descumprimento, após ter o estabelecimento lacrado ainda houve o funcionamento por mais de 1h, o que gerou uma multa proporcional, arbitrada em 5 mil reais.

 

Para continuar atendendo as confecções, as lavanderias assinaram com a Secretaria de Meio Ambiente, na quinta-feira, 29 de maio, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para apresentar um plano de recuperação das nascentes dentro de duas semanas e começar a executá-lo em seguida, caso seja aprovado. Após esse prazo se não houver a apresentação do plano, as lavanderias voltarão a serem lacras sob pena multa diária de 200 mil reais. (Folha de Jaraguá) 

 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Jovano Galego, o prazo começará a correr a partir do próximo dia 1º de junho. “Não haverá mais acordo. Acredito que os empresários irão cumprir com o ajustamento de conduta e evitar transtornos” disse. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também