Sexta-feira, 29 de Março

Ítalo Seixas realiza palestra no II Jevasp em Ceres, Dr. Adriano Alves Fala ao JP

Publicado em 24/04/2015 às 07:05

Realizada na noite desta quinta-feira (23/4) no auditório da Facer Ceres, o primeiro dia do II Jevasp (Curso de Atualização no Atendimento ao Paciente Politraumatizado no Extra e Intra Hospitalar).

 

Ítalo Seixas enfermeiro do SAMU de Ceres foi o palestrante da noite, que falou a respeito de portarias que regulam o serviço do SAMU e parte histórica da saúde, além de abordar a noção de atendimento inicial ao paciente.

 

De acordo com o médico e presidente do Hospital Ortopédico de Ceres, Dr. Adriano Alves de Meneses, o objeto do curso é qualificar ainda mais os profissionais que atuam na área de saúde, e também melhorar o atendimento em pacientes politraumatizado.

 

Adriano disse que existe uma sequência lógica pré – estabelecida de prestar socorro ao paciente de acordo com a gravidade. Adriano comenta que as vezes ao atender dois pacientes vítimas de acidente, ao salvar o mais grave talvez esse não deveria ser salvo ou atendido naquele momento e sim aquele que está menos grave que tem que ser salvo primeiro, parece ironia.

 

Adriano explica que a chance do paciente menos grave ser salvo é maior do que o mais grave. As vezes são noções básicas que parece contra-senso, mas existe uma ordem lógica chamada de A B C D E, por exemplo em acidentes graves com várias vítimas, segundo Adriano, de acordo com as lesões dos pacientes, eles são divididos em grupos dando ao médico a noção de quais mais graves ou menos graves.

 

Adriano informa que apoiou o I Jevasp realizado no ano de 2014 e este agora, (20150 e disse que Ceres é uma cidade privilegiada, pois com estas jornadas envolvem educação e saúde.

 

Nesta sexta-feira (24/4) a palestra ficará a cargo da Dra. Júnia Shizue Sueoka ela que é médica intervencionista do Agrupamento aéreo de São Paulo, que vai falar do assunto bem detalhado, como manobra de ressuscitação, manobra de estabilização, são assuntos importantíssimos. Comentou Adriano.

 

Os organizadores do evento:  

Bruno Jordelino Pires e

Queine Rogério Barbosa de Sena.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também