Sábado, 20 de Abril

63% dos brasileiros apoiam impeachment de Dilma Rousseff, diz pesquisa

Publicado em 12/04/2015 às 22:13

Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (11/4), mostra que 63% dos brasileiros apoiam a abertura de um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.



Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Considerando o que se sabe até o momento a respeito da Operação Lava- Jato, o Congresso deveria abrir um processo de impeachment para afastar Dilma da Presidência?”. Apesar da maioria favorável ao processo, poucas pessoas sabem o que aconteceria após o afastamento da presidente.

 

Somente 37%, por exemplo, sabem que o cargo passa a ser imediatamente do vice-presidente. Quando este subgrupo é levado a mencionar o nome do vice, metade erra, ou seja, apenas 13% que querem o impeachment sabem que quem assume é o vice e que o nome dele é Michel Temer (PMDB). Neste subgrupo, outros 12% favoráveis ao impeachment de Dilma responderam que Aécio Neves assumiria no lugar dela.

 

Outra constatação é que, pela primeira vez, o tema corrupção aparece no mesmo patamar de saúde entre as maiores preocupações dos brasileiros, com 22% e 23%, respectivamente. Dos entrevistados, a grande maioria (75%) apoia os protestos contra Dilma. Para 57%, ela sabia do esquema de corrupção na Petrobras. Outros 26% dizem acreditar que ela estava ciente, mas não poderia impedir os atos ilícitos.

 

Apesar de grande parte defender o impedimento de Dilma, poucos acreditam que ela seria afastada. Dos entrevistados, 64% não acreditam no afastamento da presidente. Foram ouvidas 2.834 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também