Terça-feira, 16 de Abril

Realizado IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública em BH

Publicado em 02/04/2015 às 22:41

Cerca de 600 pessoas, entre profissionais da Contabilidade, autoridades e conselheiros do Sistema CFC/CRCs participaram do IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública e 5º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas, realizada do dia 25/3 a 27/03, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.

 

O evento foi realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), tem como lema “Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania”.

 

O contador Washington Borges proferiu que a Contabilidade Governamental é um ramo antigo da Contabilidade no Brasil, que sempre esteve envolvido no processo de valorização do profissional contábil e que, nos dias de hoje, está em destaque.

 

“Estamos vivenciando um grande clamor por transparência das contas públicas, em respeito aos recursos investidos pelos cidadãos. Na busca por essa transparência, a contabilidade está em foco e, como consequência, está em foco também o contador público”, afirmou.

Washington Borges lembrou que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público foram editadas em 2008 e que terão sua aplicação finalizada ainda neste ano, já que, a partir de 2016, os Tribunais de Contas passarão a exigir o padrão das prefeituras.

 

“No âmbito federal e estadual, a aplicação já é cobrada. A contabilidade pública passa a enfocar mais o patrimônio do que os fluxos de caixa.

 

E, seguindo a tendência de nossa profissão, o profissional da Contabilidade atuante junto aos órgãos governamentais está tendo sua importância reforçada, já que passa aos governantes uma série de informações sobre o patrimônio, a serem utilizadas na gestão”, a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) do setor público às normas editadas pela organização internacional de contabilidade (International Federation of Accountants – IFAC), o Brasil não tinha um padrão de contabilidade pública, o que começou a mudar com a implantação de normas aplicadas a esse setor.

 

O evento realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) em parceria com Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON),Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Washington Borges - Contador CRC-GO 21.954

Especialista em Auditoria e Contabilidade Pública – PUC-GO 2014

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também