Quinta-feira, 28 de Março

Conselho reúne autoridades para discutir segurança pública em Carmo do Rio Verde

Publicado em 29/03/2015 às 13:43
Carmo do Rio Verde

Na noite de último dia (26/3), o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Carmo do Rio Verde, juntamente com o Conselho Tutelar, reuniram na Câmara Municipal, diversas autoridades políticas, civis e militares que, em conjunto com a sociedade civil e instituições representativas, discutiram o tema da Segurança Pública no município.

 

Além dos conselheiros, estiveram presentes o Prefeito Delson, o Major Jefferson, Tenente J. Alberto, o Delegado de Polícia Civil Marco Aurélio e os Vereadores Eurídes Rosa, Cleusmar Coutinho e Eurípedes Rosa, compondo a mesa.

 

A reunião foi bastante participativa. A população presente trouxe diversas perguntas, queixas, apresentou suas demandas e foram paulatinamente respondidas segundo a competência de cada representante.

 

O Prefeito Delson avaliou a reunião como “uma excelente iniciativa, que só cabia a prefeitura apoiar e oferecer de fato o suporte necessário para acontecer”. Se mostrou preocupado com a questão do efetivo policial e da presença fixa de um comandante para direcionar as ações de policiamento preventivo na cidade.

 

Cobrou a presença dos grupos táticos e uma ação incisiva pra coibir as manobras feitas por menores dirigindo motocicletas se arriscando e colocando em risco a população. Além desta questão foram levantadas quais as possíveis ações que poderiam ser realizas para promover a segurança no ambiente escolar, quais os programas podem ser implantados e de que forma a Polícia Militar e Civil pode atuar, reforçando e consolidando estas ações.

 

 Com a palavra o Delegado Marco Aurélio colocou-se a disposição da população, se comprometeu em acompanhar o ambiente escolar, dar prosseguimento em ações que de fato responsabilizem os menores por seus atos infracionais e também se comprometeu em articular ações de investigação, buscando a resolução dos inquéritos dos casos de pedofilia, aliciamento ao tráfico e outros crimes similares.

 

Com a palavra o Major Jefferson, falou de sua satisfação em ouvir a demanda da população e se mostrou atento às carências da segurança pública na cidade. Revelou algumas limitações materiais para buscar soluções mais definitivas, como a falta de um pátio apropriado, o pequeno número de viaturas, o baixo efetivo, entre outros.

 

Mas disse que, todos os recursos de que a Companhia dispõe serão empenhados na busca de melhorias para a Segurança Pública. O Major comentou ainda que, programas preventivos como o Proerd e o Polícia Mirim, são institucionais e ainda estão em fase de capacitação a nível estadual, mas já foram solicitados e em breve estarão em funcionamento em pelo menos 9 das 11 cidades da 22ª CIPM. Entre as alternativas expostas pela Polícia Militar o Major apresentou ainda a Patrulha Rural, a presença de palestrantes nas escolas, um trabalho articulado com o Conselho Tutelar, com a Rádio Comunitária local e entidades representativas como a Loja Maçônica e igrejas.

 

Jefferson concluiu dizendo que a presença do Presidente da Câmara, dos Vereadores e do Prefeito, mostra que a população tem representantes dispostos a lutar por seus interesses, isso somado ao trabalho árduo do Conselho e do trabalho dedicado do Delegado Marco Aurélio, possibilitam que as responsabilidades sejam devidamente atribuídas e forças sejam somadas, tornando a polícia única. Agradeceu o convite e parabenizou a organização da reunião, que de certo modo, oferece a 22ª CIPM as informações de que precisa para atuar de forma efetiva procurando “Proteger e Servir” a população.

 

Texto: Susana Silvério

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também