Sexta-feira, 29 de Março

Nota enviada pela prefeitura esclarece sobre o atraso de obras no município Ceres

Publicado em 24/01/2015 às 12:52

Nota enviada pela prefeitura de Ceres esclarecendo a respeito da obras paralisadas e abandonadas.

 

A Prefeitura de Ceres informa através das Secretarias de Administração, Planejamento e Obras, que as obras citadas na matéria do site do jornal Populacional publicada nesta sexta-feira (23) estão paradas por conta de entraves burocráticos relacionados às empresas executoras do projeto.

 

No Mirante, que está com 71,16% da obra concluída, a empresa responsável, Newenge Engenharia Ltda, abandonou o serviço no início da nova gestão e foi notificada pela prefeitura duas vezes: uma no dia 03 de junho e outra no dia 06 de agosto de 2014. Como não houve resposta da executora do projeto, as secretarias trabalharam em conjunto para resolver o problema e a solução encontrada foi a rescisão unilateral do contrato.

 

Como a prefeitura nunca havia utilizado esse procedimento, foi criado um decreto de nº 22/15 que prevê a apuração e aplicação de penalidades às empresas contratadas pelo município que não cumprem os termos dos contratos firmados. No último dia 21, a Prefeitura encaminhou outra notificação para rescindir o contrato com a empresa, que tem 15 dias para comparecer à sede da Administração Municipal.

 

Depois de reincidido o contrato, a Prefeitura terá que fazer novo orçamento para encaminhar para a Caixa Econômica Federal para análise e, se aprovado, outra licitação deverá ser feita. Como é necessário esperar a autorização da Caixa e respeitar os prazos e limites impostos por lei, a previsão é de que os trabalhos na obra retornem até o fim do primeiro semestre.

 

Já na obra da UBS do Jardim Tropical aconteceu problema semelhante. A empresa responsável, José Fidelix de Lima, parou os trabalhos com apenas 20% da obra concluída. Ontem (22) ela recebeu uma notificação que foi expedida no último dia 16 e deve comparecer em até três dias úteis para regularizar o serviço.

 

Na reportagem publicada no site do jornal Populacional ainda foi veiculada uma imagem da placa de outra construção que tem como legenda “o valor da obra”. Contudo, a foto postada não corresponde ao conteúdo da matéria e é da obra de Construção e infraestrutura urbana nos setores Sara Ribeiro e Jardim Tropical cujo valor é bem superior ao da construção do mirante.

 

A obra em questão também sofreu entraves burocráticos e resistência da empresa que não fez as alterações solicitadas pela prefeitura e parou os trabalhos. O Ministério Público também impôs ação pública que impediu a rescisão do contrato com a empresa responsável, a Soma Engenharia, o que atrasou ainda mais o andamento do projeto. Depois de solucionar a situação judicialmente, a prefeitura enviou as adequações necessárias para a Caixa Econômica avaliar e, se aprovada, será necessário fazer uma nova licitação.

 

Contudo, a Prefeitura de Ceres lamenta a postura empregada pelo jornal que não averiguou as informações antes de publicá-la. Informações erradas confundem o leitor e podem fazer com que conclusões erradas sejam tomadas, além de ser eticamente questionável.

 

A Prefeitura de Ceres, através da Gerência de Comunicação, também ressalta que está aberta a ceder informações a todos os veículos de comunicação e está sempre disponível a atender a imprensa para evitar que equívocos como esse não voltem a acontecer e prejudiquem o cidadão ceresino.

 

A Prefeitura de Ceres ainda garante que está atenta a todas as obras e necessidades do município, que está trabalhando firme para a solução desses problemas e que está de portas abertas para receber as reivindicações de todos os ceresinos. A administração atual deseja o diálogo e a parceria com o cidadão.

 

 

Thaís Lobo

Assessora de comunicação da Prefeitura Municipal de Ceres

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também