Sexta-feira, 29 de Março

Superior Tribunal de Justiça terá usina de energia elétrica de fonte fotovoltaica

Publicado em 02/12/2020 às 08:10

Contrato com o consórcio formado pela Quantum Solar e a Soliker para o projeto “Sol da Justiça” é de 16 anos

 

Consórcio Sol da Justiça, formado pela empresa catarinense Quantum Solar e a empresa espanhola sediada em Brasília Soliker Energia S.A., venceu o pregão eletrônico do tipo menor preço realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para fornecer a usina solar fotovoltaica em forma de Locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD) em Brasília (DF).

 

O projeto prevê geração de energia elétrica de fonte fotovoltaica, dimensionado para ser capaz de produzir e injetar no sistema de compensação, na categoria minigeração, a quantidade de 7.000 MWh por ano.

 

Neste mês de novembro foi emitido o parecer de acesso, liberando o início da obra. O pregão eletrônico número 95/2019 foi realizado em novembro de 2019, com contrato assinado em fevereiro de 2020 e validade de 16 anos. “A tendência é de que participemos cada vez mais de licitações nessa modalidade”, conta Gilberto Vieira Filho, presidente do Grupo Quantum Engenharia.

 

“O contrato prevê instalação de uma Central Geradora Fotovoltaica (CGF) de 3,70 Mwp com fornecimento aproximado de 8.000 módulos, de infraestrutura, equipamentos, periféricos e os acessórios que se fizerem necessários”, completa Gilberto. Isso inclui estruturas para cercamento, sistemas de segurança infraestrutura civil e melhorias requeridas pelos diversos órgãos reguladores e ambientais.

 

A adoção de um sistema de geração de energia fotovoltaica nessa modalidade de aluguel proporciona redução mensal na conta de energia elétrica. Ainda, resulta na preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais. “Ao gerar energia limpa a partir do sol, o projeto que será realizado no STJ pelo consórcio Sol da Justiça evitará emissão de 92.750.000 quilos de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases que geram o efeito estufa”, completa Julio Cesar Ferreira da Silva, o gerente da Quantum Solar.

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também