Quinta-feira, 25 de Abril

Realizado procedimentos nas urnas eletrônicas que compõe os municípios da Comarca de Ceres

Publicado em 10/11/2020 às 22:01

Na manhã desta terça-feira (10/11) foi realizado procedimentos nas urnas eletrônicas que compõe a Comarca de Ceres.  Washington Oliveira Chefe de Cartório, falou com a reportagem do Populacional.

 

De acordo com ele, o procedimento realizado se chama carga e lacre que é uma cerimônia importantíssima a qual a Justiça Eleitoral sempre fez questão de divulgar aos partidos.

 

Segundo Washington, essa cerimônia é muito importante, pois insere todos os dados da eleição, aos candidatos que estão aptos a participarem, os eleitores das seções  das cinco cidades, sendo Ceres, Nova Glória, Rialma, Rianápolis e Santa Isabel.

 

O Chefe de cartório disse que as unas são marcadas com lacres invioláveis assinada pelos presentes, Juiz, promotor, o que gera autenticidade. Caso alguém tente retirar esses lacres, eles se deterioram, uma vez deteriorado, a urna é invalidada, sendo substituída pelo mesmo procedimento.

 

Invadir a urna

 

 

De acordo com Washington, existe a informação de que consegue invadir a urna, que o resultado não é seguro. As urnas todas trabalham off- line, não tendo acesso a internet, e que todas as informações inseridas nas urnas são na presença de partidos, também da OAB, Ministério Público e todos os sistemas são auditados.

 

 

 

Washington, ressalta que até hoje não se provou nenhuma fraude na questão das urnas, e que ainda no momento da totalização que termina a eleição, que as urnas chegam no cartório, as informações são transmitidas para o Tribunal Superior Eleitora, através de um link dedicado com informações criptografadas.

 

 Para Washington, a urna é super segura, e ele lembrou o sistema de votação dos Estados Unidos (EUA), apesar de ser uma referência em democracia, mas é um 'deus nos acuda', mas ele acha que os Estados Unidos pecam nessa questão, diferentemente do Brasil, em Ceres, no máximo duas horas e meia todos os resultados já estão consolidados.

 

Eleição antecipada

 

 

Por conta da pandemia, o horário de votação começa as 7h da manhã e até as 10h preferencialmente para os idosos. O chefe de cartório pede que se for possível, que os eleitores mais novos vão  votar após as 10h da manhã e com o uso de máscara, já que não será possível entrar na seção sem a máscara.

 

Em cada seção terá o álcool em gel para higienização, e é pedido também que o eleitor não higienize a urna, já que estraga a mesma. A higienização será feita na entrada e saída.

 

Leve documento com foto

 

O eleitor mostrando o documento com foto de uma certa distância para o mesário, caso o mesário tenha alguma dúvida, poderá pedir para que o eleitor possa retirar a máscara para verificação e se tiver muita dificuldade, o mesário vai manusear o documento do eleitor de forma segura e higienizada.

 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também