Sábado, 20 de Abril

Polícia descobre grupo que adulterava quilometragem de veículos para venda

Publicado em 09/11/2020 às 20:03
Nova Glória

As polícias de Goiás e do Paraná desarticularam, nesta segunda-feira (9), uma organização criminosa suspeita de modificar a quilometragem de veículos que eram posteriormente colocados à venda.

 

A fraude era feita por meio de adulteração de um aparelho chamado hodômetro, que existe em todo carro e tem a função de medir a rodagem do veículo desde que ele sai da fábrica.

 

A operação, deflagrada no período da manhã, resultou no cumprimento de 48 mandados judiciais expedidos pela Justiça do Paraná. Os policiais de Goiás e do Paraná realizaram 20 prisões cautelares – das quais 13 são preventivas e sete temporárias – além de 28 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados foram cumpridos em Curitiba e em Goiânia.

 

O trabalho de investigação foi conjunto. Constatou-se que revendedores de imóveis de vários estados utilizavam-se do serviço.

 

 

As polícias apreenderam computadores, telefones e aparelhos que suspeita-se que sejam utilizados para praticar as fraudes, chamados “dash tool”. O uso do “dash tool” é lícito, desde que não seja para alterar o hodômetro dos veículos.

 

A investigação aponta que os dois investigados de Goiânia forneceriam o material utilizado para a prática da fraude/adulteração. Eles teriam fornecido os softwares para adulteração de hodômetros a proprietários de lojas de revenda de veículos – seminovos e particulares – e proprietários de oficinas mecânicas responsáveis por executar as adulterações. Os investigados ainda davam suporte online, quando o comprador do Paraná precisava.

 

Os alvos são investigados pelos crimes de estelionato, crime contra o consumidor, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo.

 

No cumprimento do mandado em Goiânia, na casa de um dos alvos, foi apreendida também uma arma, razão pela qual o homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também