Quinta-feira, 28 de Março

Caiado afirma que Goiás vai receber vacina contra Covid-19 a partir de janeiro

Publicado em 20/10/2020 às 20:06
Em Goiás

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou nesta terça-feira (20) que a vacina contra o coronavírus vai ser distribuída para o estado goiano a partir de janeiro do ano que vem e de forma gratuita por meio de um programa nacional de imunização a ser elaborado pelo Ministério da Saúde (MS).

 

“Cada frasco vai dar para imunizar e vacinar 10 pessoas. Era tudo aquilo que esperávamos durante esse tempo todo”, disse o governador.

 

Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate à doença, e as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, conforme explicou Caiado.

 

'A partir de janeiro veremos um número significativo de vacinas sendo transferidas pelo Ministério da Saúde. Nenhum estado terá prioridade. A política será nacional. Então minha gente, estamos com uma saída boa e vamos voltar à vida normal daqui uns dias', ressaltou o governador.

 

Fase de testes

 

Sobre a eficiência e segurança da vacina, Caiado destaca que não pode 'desacreditar do trabalho feito pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]'.

 

'Veja bem, não posso desacreditar de todos os testes de uma vacina que tem três etapas a cumprir. Enfim, a responsabilidade é muito grande nessas coisas', pondera o governador.

 

Assim como as demais vacinas testadas no Brasil, a CoronaVac, está em fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada antes que o uso seja liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos testes, são aplicadas duas doses do imunizante por voluntário.

 

Segundo Pazuello, quando a vacina for aprovada, as doses serão distribuídas a todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que há décadas é responsável por campanhas nacionais de vacinação.

 

 

“Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, disse Pazuello.

 

186 milhões de doses

 

Durante reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador informou em um post nas redes sociais que serão adquiridas 186 milhões de doses ainda no primeiro semestre de 2021. Ao todo, são vacinas de três institutos diferentes: a Butantan-Sinovac, a AstraZeneca e a Covax.

 

A compra do antígeno produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac será de 46 milhões de doses, como anunciou Caiado.

 

'Minha gente, apresento a vocês a vacina Butantan-Sinovac contra a Covid-19. Agora, em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ficou confirmado que até janeiro de 2021 serão adquiridas 46 milhões de doses. Junto às outras duas vacinas, AstraZeneca e a Covax, teremos 186 milhões de doses ainda no primeiro semestre do ano que vem', disse o governador no post.

 

Presidente Jair Bolsonaro reafirma que vacinação contra o coronavírus no Brasil não será obrigatória

 

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer nesta segunda-feira, 19, que uma possível vacina contra a covid-19 não será obrigatória. O chefe do Executivo citou que o próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a imunização não será compulsória, apesar de ser oferecida gratuitamente pelo governo.

 

'A lei é bem clara e quem define isso é o Ministério da Saúde', disse o mandatário a apoiadores nesta manhã na saída do Palácio da Alvorada.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também