Quinta-feira, 25 de Abril

Autoridades alertam sobre a possibilidade de chuvas intensas e ácidas em Goiás

Publicado em 23/09/2020 às 19:41
Em Goiás

Após o fim da estiagem de quatro meses em Goiás, órgãos climáticos e a Defesa Civil emitiram alertas para orientar a população sobre a possibilidade de chuvas intensas e ácidas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as primeiras chuvas fortes são carregadas de poluição como gases e vestígios de queimadas que ocorreram no estado.

 

Ainda de acordo com o chefe do Cimehgo, André Amorim, as chuvas ácidas são a formação de gases na atmosfera e só ocorrem quando em maior volume. 'Ao longo do período de estiagem a atmosfera recebe vários gases e partículas oriundas principalmente de queimadas. Como não estava chovendo, essas partículas ficam 'presas' na atmosfera. Estamos finalizando setembro praticamente sem chuvas, e as primeiras têm função de 'lavar' a atmosfera', explicou.

 

Aparecida de Goiânia, emitiu um alerta na terça-feira (22), sobre o perigo das chuvas ácidas. Segundo o superintendente municipal da Defesa Civil, Juliano Cardoso, o órgão está atuando de forma preventiva e o alerta é para conscientizar a população para que tome cuidado e evite se expor às primeiras chuvas intensas.

 

'Essas primeiras chuvas trazem um grau de acidez maior. Essa água não pode ser usada para captação e ingestão. Caso a pessoa entre em contato com essas primeiras chuvas, deve-se fazer rapidamente a higienização da pele', explicou Juliano.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também