Quinta-feira, 28 de Março

Delegado de Uruaçu é afastado do cargo por se apropriar de eletrônicos apreendidos

Publicado em 11/09/2020 às 08:58
Uruaçu

A Justiça de Goiás aceitou uma denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO) contra o delegado Raphael Neris Barboza, suspeito de cometer os crimes de peculato, falsidade ideológica e prevaricação, quando chefiou a delegacia de Uruaçu, no norte de Goiás.

 

A defesa do delegado Raphael Neris Barboza informou que 'ele não foi comunicado da respectiva decisão e que quando receber a notificação, uma vez formalmente ciente dos termos da decisão, irá, por óbvio, cumpri-la, e depois tomar as medidas cabíveis e necessárias ao esclarecimento da verdade'.

 

O juiz Gabriel Lisboa Silva decidiu, na quarta-feira (9), afastar totalmente o delegado das funções, além de proibir que ele se aproxime da delegacia de Uruaçu e das testemunhas do MP. A decisão também determina que ele devolva as armas de fogo à Corregedoria da Polícia Civil.

 

Segundo o magistrado, os depoimentos de escrivães indicam a prática de desvio, apropriação e doação de itens apreendidos em investigações policiais em curso. Segundo os servidores, essas eram práticas comuns do delegado.

 

Apropriação

 

Na decisão, o magistrado diz que o delegado teria se apropriado de cinco aparelhos celulares, todos objetos de apreensão de inquérito policial. Um dos aparelhos foi dado a uma pessoa, que confirmou o recebimento em depoimento ao MP. As supostas apropriações valendo-se do cargo de delegado ocorreram em 2019, em data não especificada.

 

Além dos celulares, o delegado teria se apropriado de uma geladeira duplex, levada do pátio da delegacia de Uruaçu por um carroceiro, que já havia pedido o objeto diretamente ao investigador, conforme escrivães de polícia testemunharam ao MP.

 

Uma televisão de 32 polegadas apreendida pela polícia também aparece como doada pelo delegado a uma igreja para ser usada na recreação infantil. Segundo a decisão, o próprio pastor admitiu que recebeu o televisor por meio do denunciado.

 

'Tais depoimentos estão em consonância com os diversos documentos apresentados no Inquérito Policial, os quais evidenciam que o denunciado não mantinha relação impessoal com os objetos apreendidos, em investigações passadas e em curso. Tais fatos restaram realçados quando o próprio investigado, em seu interrogatório policial, informou o desconhecimento sobre a destinação da geladeira e ao confessar a entrega do aparelho de TV à igreja', escreveu o magistrado na decisão. Informações do site G1/Goiás.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também