Quinta-feira, 25 de Abril

Hemocentro de Ceres está com estoque de sangue baixo e precisa de doadores com urgência

Publicado em 11/08/2020 às 19:07

Doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

 

Desde o início da pandemia, a Hemorrede Pública de Goiás vem sentindo uma diminuição no número de doadores de sangue e no Hemocentro de Ceres não foi diferente. Segundo a enfermeira da unidade, Maira Patrícia Santos a queda no estoque foi de 15%. 'É muito importante que a população venha fazer a sua doação, porque mesmo em tempos de pandemia nós continuamos com uma demanda alta de sangue e hemocomponentes'. A enfermeira lembra que o banco de sangue da cidade atende a demanda também das unidades públicas de saúde de outros 11 municípios: Jaraguá, Crixás, Itapaci, Rialma, Itaguaru, Rubiataba, Carmo do Rio Verde, Hidrolina, Morro Agudo, Goianésia e Barro Alto.

 

Maira reforça que desde o mês de maio o Hemocentro de Ceres passou a oferecer o serviço de agendamento das doações de sangue pela internet, no endereço agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone (62) 3307-3843. 'O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19', destaca.

 

Doação segura

 

A Hemorrede Pública de Goiás adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para segurança dos doadores em suas unidades. 'Não existe evidência de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue, no entanto, o MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas', esclarece, a diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart. Ela informa ainda que todas as unidades dispõem de rotinas rigorosas de limpeza e desinfecção dos ambientes, uso de insumos descartáveis, além de treinamentos específicos de todos os servidores.

 

Quem pode doar?

 

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

 

Onde Doar?

 

O Hemocentro de Ceres fica na Rua 29, nº 576, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

Mais informações:

 

 www.hemocentro.org.br

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também