Sexta-feira, 29 de Março

Rio Verde espera resultados de 7 mil testes; covid-19 já infectou 2,2 mil

Publicado em 12/06/2020 às 20:28
Em Goiás

O número de casos de covid-19 em Rio Verde pode aumentar consideravelmente nos próximos dias. O município já tem 2.229 confirmações, por outro lado, resultados de 7 mil exames realizados em funcionários da indústria e comércio são aguardados pelo município.  Na próxima semana será determinante para decisões  e decretos da prefeitura, que já antecipou que pode adotar lock down caso o isolamento social permanecesse abaixo de 55%. Secretário de Saúde admite que relaxamento da quarentena pode ter colaborado com alastramento da doença.

 

Para o secretário de saúde da cidade, Eduardo Ribeiro, o alto número de infectados corresponde à contaminação em massa de assintomáticos. “Podemos dizer que estamos tirando a sujeira debaixo do tapete. Nosso intuito é localizar aqueles que estão infectados e colocá-los em isolamento para conter o avanço da doença na cidade”, disse.

 

Questionado sobre o motivo da crescente de casos, Eduardo reconheceu que pode ter relação com a flexibilização das atividades comerciais no município. “Quando você coloca mais pessoas circulando, a probabilidade de contágio é muito maior. Por isso, estamos adotando as duas principais e mais importantes medidas: o isolamento e a testagem”.

 

Eduardo explicou, ainda, que a Prefeitura já realizou testagem em massa, de cerca de 3 mil pessoas, em vários bairros de Rio Verde. O novo foco, no entanto, são estabelecimentos comerciais,e, principalmente, indústrias.

 

Sobre a grande demanda de exames, o secretário informou que, como Goiás só possui dois laboratórios que ofertam o serviço, Rio Verde estuda fechar parceria com laboratórios de outros Estados. “O ideal é fazer aqui em Goiás, mas se não for possível, procuraremos outros locais”, comentou.

 

Isolamento social

 

No início da semana, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, disse que a cidade poderia adotar lockdown caso o isolamento social continuasse abaixo de 55%. Na última segunda-feira (8), o índice de confinamento era de 34%.

 

Nesta quinta-feira (11), porém, a taxa subiu para 53%. O secretário Eduardo Ribeiro alega que ainda é preciso cautela para cumprir o objetivo, que é chegar em 55%. “Estamos pedindo que a população continue em casa. A próxima semana será crucial para o futuro da cidade. Só assim poderemos repensar em uma liberação com segurança”.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também