Quinta-feira, 25 de Abril

Está sendo feito estudo técnico para reabertura de bares e restaurantes em Ceres e Rialma

Publicado em 29/05/2020 às 23:55

O prefeito Rafaell Melo e o Secretário de Saúde falaram do estudo técnico que está sendo feito para ver a possibilidade de reabrir os bares e restaurantes na cidade de Ceres e Rialma.

 

O prefeito disse que desde o início entende a necessidade do trabalho dos empresários, representantes do ramo de restaurantes, bares, lanchonetes e inclusive flexibilizou uma vez e teve que recuar, portanto juntamente com a prefeitura de Rialma, estão fazendo um trabalho em conjunto para viabilizar essa flexibilização de forma segura.

 

 Rafaell destacou ao empresário que precisa defender o pão ao trabalhador desses Ramos de negócios e principalmente ao cliente que vai frequentar os estabelecimentos. “Então é um estudo que tá sendo criterioso junto à Secretaria de Saúde, junto ao nosso corpo jurídico para que a gente possa entendendo a necessidade do retorno do efetivo do trabalho desses empresários com normas de segurança seguindo as normas regidas pela Organização Mundial de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde”.

 

Entendendo o sofrimento e a necessidade do retorno da economia, o prefeito disse restar preocupado com as medidas que estão sendo tomadas com estudo criterioso para que possa realmente possibilitar essa flexibilização e o retorno desse trabalho.

 

Manifestação de empresários de Ceres e Rialma

 

Sobre uma manifestação que está sendo organizada para segunda –feira (1) por um grupo de empresários no ramo de bares e restaurantes de Ceres e Rialma na tentativa de reabrir os respectivos comércios, o prefeito disse que vê com total naturalidade. “A gente entende, é sensível a situação as quais os empresários estão vivendo agora, nós estamos fazendo um estudo de forma responsável para que tenha segurança no trabalho e no desenvolvimento das suas atividades. O que a gente tem que colocar em pauta, explicar para a sociedade e aos empresários que esses estudos já estão sendo feitos há muito tempo, entendemos também que a privação financeira dos empresários ela pode causar um transtorno que vai além da crise da Saúde, essa decisão vai ser tomada em conjunto de forma totalmente responsável”.

 

 Reportagem na Integra sem cortes 

 

 

 

 

Secretário de Saúde Junior Fleury

 

O secretário deixa claro que tanto o prefeito, quanto à gestão e a Secretaria de Saúde são solidários aos proprietários e comerciantes de bares e restaurantes. “A gente sabe da dificuldade de cada um, e temos lutado para tentar uma melhor saída”.

 

O secretário disse que Ceres possui algumas peculiaridades das quais, Ceres recebe 100 mil pessoas por mês para tratamento de saúde e não pode tratar a cidade de Ceres como qualquer uma outra cidade, normalmente tem um fluxo de restaurantes no meio da semana, principalmente durante o almoço que precisa sim, de uma regularização muito mais rígida.

 

Fleury ressaltou que Ceres tem um fluxo de pessoas para compra de veículos, para ensino e demais situações, de acordo com ele, tudo isso tem que ser feito, debatido e colocado num plano de contingência.

 

Ele falou que Ceres tem estrutura na saúde, respiradores com os leitos de UTI separados para covid- 19, está bem amparado, além da estrutura da saúde, estão sendo analisados estudos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), estudos da Secretaria de Estado para que quando se tomar uma decisão dessa, não acontecer como ocorreu em algumas cidades, como o exemplo Jaraguá que flexibilizou e depois a justiça vetou porque o estudo não estava correto.

 

Fleury enfatizou que Ceres tem um Ministério Público atuante, tem uma Secretaria de Estado atuante e tem também o Ministério da Saúde atuante, todas essas normativas, uma cidade que é polo de saúde, postos de atendimento da covid -19.

 

 

Manifestação Ceres e Rialma

 

 

Sobre a manifestação que está previsto para acontecer na segunda-feira (1) ele disse que não sabe se o pessoal da organização consultou o Ministério Público, qual é a posição do mesmo a respeito desta manifestação, o que a Secretaria de Estado de Saúde acha, que a o Sistema Regional de Saúde, do Governo do Estado acham.

 

Fleury diz reconhecer que os comerciantes estão quase que em situação de desespero, “Nós somos solidários a isso”.

 

 

 

 

Casos de coronavírus em Ceres

 

 

 

 

A pandemia segundo o secretário é uma situação muito crítica que deve ser pensada por todos os órgãos públicos. Ceres hoje conta com 18 casos confirmados, 6 pessoas já foram curadas e 12 estão em tratamento residencial, nenhum grave.

 

 

Retificação em relação ao paciente de Rianápolis.

 

 O secretário de Saúde de Ceres na entrevista com o Populacional, disse que havia monitoramento de um paciente da cidade de Rianápolis com coronavírus. O secretário havia afirmado que o paciente foi socorrido e teve que usar os aparelhos de todo Centro de Operações de Emergência, usar os respiradores e socorro com a cápsula incubadora.

 

O secretário retifica que o referido paciente que foi atendido pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres, fez uso de ventilação mecânica e foi transportado pelo SAMU para o HUANA - Hospital de Urgências de Anápolis e testou negativo para Covid-19, já que ele estava com suspeita.

 

O secretário ressalta que todos os protocolos foram devidamente realizados pelas Secretarias de Saúde de Ceres, Rianápolis e Anápolis.

 

Correção feita dia 31 de maio de 2020 as 14h57

 

 

Reportagem: Jornal Populacional. 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também