Quarta-feira, 24 de Abril

Laboratório é condenado a indenizar cliente após diagnóstico errado de leucemia, em Anápolis

Publicado em 09/05/2020 às 18:05
Anápolis

De acordo com a reportagem do G1 Goiás, o Laboratório Nossa Senhora Aparecida, em Anápolis, foi condenado pela Justiça de Goiás a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais após dar diagnóstico errado de leucemia para uma adolescente de 12 anos, que foi fazer exames de rotina. A família procurou outro laboratório para realizar novos testes, que tiveram resultado negativo.

 

O advogado de defesa do laboratório disse, por meio de nota, que 'respeita todas as decisões judiciais, mas irá exercer seu direito constitucional de recorrer da decisão junto ao TJ/GO, uma vez que foi cerceado em seu direito de defesa, em razão de que não houve oportunidade de realização de Audiência de Instrução e Julgamento'. (Veja a nota na íntegra ao final).

 

A decisão do juiz Leonys Lopes Campos da Silva foi proferida na sexta-feira (8). Os exames no Nossa Senhora Aparecida, no entanto, ocorreram em março de 2016.

 

'Analisados todos os aspectos, entendo como devida a indenização por dano moral, sendo razoável sua fixação no presente caso em R$ 10 mil', determinou o juiz.

 

O advogado da família, Marcelo Ferreira da Silva, conta que a 'mãe levou a filha para fazer exames, após solicitado por um médico. Pegaram os resultados e levaram. O médico assustou, porque o resultado foi um diagnóstico de quem tem leucemia e a menina tinha 12 anos à época'.

 

Depois, a mãe marcou consulta com um médico especialista, que aconselhou a refazer os exames, que mostraram condições de saúde normais para a adolescente.

 

'A criança teve que fazer dois jejuns de 12 horas por dia, durante dois dias, para fazer os exames, além de passarem quase quatro dias aflitos por causa do resultado anterior. A ofensa foi grande', explica o advogado.

 

Erro na contagem de células

 

A defesa do laboratório alegou no processo que o índice de células no sangue pode variar durante o dia, por isto houve erro na contagem, mas a justificativa não foi aceita pelo magistrado.

 

De acordo com o juiz, a apresentação de resultado em exame laboratorial de 'forma tão destoante da real e ensejando a crença de que a menor teria leucemia tem o condão de gerar grande aflição na família, bem como em si'.

 

Segundo Leonys Lopes, é incontestável a falha no serviço prestado e, ainda que o laboratório tenha alegado que a mãe deveria ter buscado novamente sua instituição para fazer novo exame gratuito, “não se espera que, diante da desconfiança de tamanho erro, uma mãe retornaria com sua filha para tal teste”, entendeu o juiz.

 

Nota de defesa do laboratório

 

O Laboratório Nossa Senhora Aparecida, vem por meio desta, esclarecer que tem ciência da presente ação, muito embora não houve a intimação da respeitável sentença condenatória.

 

Esclarece ainda, que respeita todas as decisões judiciais, mas irá exercer seu direito constitucional de recorrer da decisão junto ao TJ/GO, uma vez que foi cerceado em seu direito de defesa, em razão de que não houve oportunidade de realização de Audiência de Instrução e Julgamento. (G1 Goiás). 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também