Sexta-feira, 29 de Março

Goiás recebe 13 mil testes rápidos de coronavírus

Publicado em 08/04/2020 às 14:12
Em Goiás

O governo estadual recebeu 13.717 kits de testes rápidos que detectam o coronavírus na amostra de sangue coletada. Os equipamentos, no entanto, não serão distribuídos aos municípios enquanto o Instituto Nacional de Controle em Qualidade de Saúde (INCQ), órgão do governo federal, não aprovar a qualidade dos testes, colocados à prova desde segunda-feira (6).

 

'A pessoa faz o teste hoje, dá negativo e sai por aí. Daqui a quatro ou cinco dias dá positivo. São testes avaliados em vários laboratórios e precisamos ter essa segurança. Alguns apresentaram efetividade baixíssima de 30%. Agora, chegou essa remessa e vamos ver se estão mais confiáveis', explica o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.

 

O pedido de retenção dos testes até o fim das provas foi feito pelo próprio Ministério da Saúde, que ainda vai definir qual será o público-alvo, como será a utilização e o quantitativo de equipamentos a serem enviados a cada município.

 

' Fizeram estudos e análises que foram satisfatórias. Esse teste identifica o vírus entre 15 e 20 minutos', explica Alexandrino.

 

Como funciona o teste

 

O teste rápido demora entre 15 a 30 minutos para mostrar se um paciente está com o coronavírus. A coleta do sangue é feita por uma picada no dedo, assim como acontece em medição de glicose.

 

O sangue coletado entra em contato com reagentes no equipamento, que vão identificar se o corpo do paciente produziu anticorpos contra a presença do vírus. Esse teste usa o mesmo princípio aplicado em exames rápidos de gravidez, aqueles vendidos em farmácias.

 

Como todo teste possui um grau de confiabilidade, estes novos estão em fase de avaliação e o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do teste em pacientes com sintomas há ao menos 7 dias.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também