Quinta-feira, 25 de Abril

Anglo American investe R$ 5 milhões em prevenção ao Coronavírus nos estados onde atua

Publicado em 08/04/2020 às 07:48
Em Goiás

A Anglo American está tomando uma série de medidas para prevenir e combater a disseminação do novo Coronavírus entre seus empregados, fornecedores e comunidades. Para isso, a empresa vem trabalhando em parceria com prefeituras locais, fazendo parte, por exemplo, do comitê gestor de crise das prefeituras dos municípios de sua área de atuação.

 

Até agora, a empresa já investiu recursos da ordem de R$ 5 milhões em equipamentos e materiais que serão doados às cidades. A mineradora já recebeu e vai disponibilizar equipamentos respiradores, fundamentais para salvar vidas, para os sistemas de saúde dos municípios da área de influência de suas operações de níquel (GO), minério de ferro (MG) e Porto do Açu (RJ) e seus respectivos estados.

 

Foram encomendadas, ainda, camas hospitalares, luvas para procedimentos, máscaras cirúrgicas, termômetros infravermelhos, óculos de segurança de ampla visão, capotes impermeáveis e outros equipamentos. Em níquel, estão em atividade apenas as funções essenciais. Isso significa mais de 1.000 pessoas a menos em nossas operações.

 

Uma série de medidas internas também já foram tomadas nas instalações da empresa para garantir a saúde e segurança de quem permanece trabalhando em nossas instalações. Todas as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil estão sendo criteriosamente seguidas. “Estamos sendo firmes na implementação de medidas que protejam nossos empregados, prestadores de serviço e as comunidades dos municípios onde atuamos.

 

 

Firmes no sentido de proteger a vida. Por isso, implementamos ações de distanciamento dentro das áreas, refeitórios e demais espaços internos da empresa”, explica o diretor de operações de níquel, Cristiano Cobo. Além disso, segundo ele, a empresa está se esforçando para reduzir ainda mais o número de pessoas que precisam estar na operação. “Isso vem sendo feito de forma planejada, com foco na segurança, reduzindo significativamente o fluxo em nossas áreas industriais e entre os municípios”, ressalta.

 

Distanciamento Entre as medidas adotadas internamente na Anglo American está o distanciamento de pelo menos dois metros durante suas atividades, refeitórios e filas, além de aferição diária da temperatura. Os ônibus que transportam os empregados operam com lotação máxima de 50% da capacidade, sendo que micro-ônibus foram substituídos por ônibus maiores.

 

As instalações também tiveram suas rotinas de limpeza reforçadas, o álcool em gel está sendo distribuído aos empregados e o álcool comum para a limpeza das áreas comuns. Qualquer trabalhador que apresente sintomas é imediatamente afastado e aqueles que tiveram contato com pessoas que estiveram em áreas de risco recentemente também passam a ficar, temporariamente, em casa.

 

Viagens nacionais e internacionais foram canceladas e reuniões são feitas por videoconferências. Abastecimento com segurança, Cristiano Cobo explica que o níquel produzido pela Anglo American faz parte da cadeia industrial de uma série de outras empresas, que são base para a continuidade do processo produtivo, como, por exemplo, das indústrias siderúrgicas, na cadeia do aço, insumo essencial na produção de equipamentos hospitalares, meios de transporte e construção civil, entre outros.

 

“Estamos comprometidos em manter nossas atividades com um contingente mínimo de pessoas porque somos responsáveis com nossos empregados próprios e terceiros, além de suas famílias e nossas comunidades anfitriãs. Trabalhamos por um ambiente seguro porque respeitamos a vida e queremos continuar desempenhando nosso papel na sociedade, gerando empregos, renda, impostos e, principalmente, desenvolvimento humano e econômico”, afirma Cobo.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também