Quinta-feira, 25 de Abril

Veja o que é o Instituto Ubuntu na cidade de Rialma

Publicado em 18/02/2020 às 20:04

trevista com Kássio Kran.

 

É um empreendimento social, uma empresa do terceiro setor, que atua em três frentes principais.

 

Prestação de Serviços: No ramo de atendimentos terapêuticos, implantação de programas e projetos sociais, além de implantação de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Ainda oferece consultorias, palestras. Vivências e treinamento nas áreas correspondentes e cursos de formação em diversas terapias e profissionalizantes, prezando pela política de preços populares, ou seja, abaixo do que é cobrado no mercado, visando a democratização do acesso as terapias.

 

Movimentos Sociais: O Instituto Ubuntu defende a ideia de uma humanidade melhor, dessa forma atua frente aos movimentos sociais de igualdade, ressignificando sua forma de apresentação a sociedade. Realizamos palestras, rodas de conversas, simpósios, congressos, seminários e outros tipos de eventos com mesmo formato, bem como cursos, consultorias e treinamentos.

Arte/Cultura: A nossa instituição atua com produção artística e cultural, em nível local e nacional, oferecendo cursos nas mais variadas áreas culturais, além de agenciar carreiras de artistas independentes nos estilos de rock, mpb e hip hop. Atua também com o universo da moda lançando coleção de roupas próprias, bem como realizando alguns desfiles. Outras formas de arte como a pintura e o artesanato fazem parte do cardápio do Instituto Ubuntu.

 

O que significa a palavra Ubuntu?

 

Ubuntu é um ditado popular africano que traduzido para o português significa: “eu sou porque nós somos” ou ainda “somos todos um”, e é com base nesta filosofia antiga que se estrutura o empreendimento social, chamado de Instituto Ubuntu – Psicologia e Desenvolvimento de Pessoas, que tem por interesse, oferecer aos vários setores e camadas sociais, os serviços integrais da Psicologia.

 

O Instituto Ubuntu tem algum convênio com alguma prefeitura ou recebe dinheiro público?

 

Não. O Instituto Ubuntu não é financiado por dinheiro público, não recebe repasse de nenhuma prefeitura e nem participa de editais do Governo. É uma instituição independente e autônoma, com um modelo de gestão diferenciado, baseado nas próprias ações e em parcerias com a iniciativa privada. Mesmo com baixa captação de recursos, conseguimos produzir muitas coisas.

 

E como o Instituto se mantém?

 

Como foi dito, o Ubuntu é uma instituição independente e autônoma, com modelo de gestão diferenciado, baseado nas próprias ações, no marketing underground, no lançamento de marca própria em parcerias com a iniciativa privada. Desta forma, trabalhamos com produção de eventos, produção de roupas, produção de artes, produção de shows, palestras, produção de sites e programas para computadores/aplicativos para celular e publicidade. Mas a maior fonte de renda do Instituto são os atendimentos na área de saúde e os cursos de formação oferecidos.

 

Que atendimentos são esses?

 

São atendimentos na área da saúde em diversos tipos de terapia.

 

Psicologia: com Kássio Kran
Fisioterapia: com Lorena Franciely
Educação Física/Personal: com Angelita Castilhano e Rodrigo Pires
Pilates Completo: com a fisioterapeuta Dayane Kran
Yoga: com Letícia Rosa
Meditação: Tiago Alves
Osteopatia e Liberação Muscular: com Lorena Franciely
Reiki: com Tiago Alves
Acupuntura: com Dr. Fabian Arantes
Ventosaterapia: Thatilla Nascimento, Tiago Alves, Weslen Verdiono, Mateus Beltrão, Kássio Kran
Moxaterapia: com Kássio Kran
Auriculoterapia: Rafaelly Siqueira, Tiago Alves, Mateus Beltrão, Weslen Verdiono, Kássio Kran
Homeopatia: com Fabian Arantes
Hipnose Clínica: com Kássio Kran
Psicodrama: com a psicóloga Ana Cristina
Constelação Familiar: com Kássio Kran
Shiatsu – Massagem Japonesa: com Fabian Arantes
ThetaHealing: com Victor Borges
Massagens Anti-Estresse: com José Brito
Aromaterapia: com Lara Gabriel e Letícia Rosa; do Aurora do Vale.
Cromoterapia (integrado): em implantação

 

Todas as terapias são oferecidas a preços populares, como foi explicado anteriormente, pelo PASH (Plano Assistencial de Saúde Holística) que é nosso plano de saúde próprio.

 

 

 

 

E que cursos o Instituto oferece?

 

Hoje o Instituto conta com aulas regulares de Pilates e Yoga, mas além desses, tem Meditação que é dividido em 3 níveis e é o nosso curso mais antigo. Terá curso de Aromaterapia com a Amanda Delcy, que vem do Instituto TaHan de Goiânia em maio, ela já esteve aqui uma vez, para participar de um evento nosso e terá também o curso de Constelação Familiar, com Daniel Neves, também de Goiânia. Ambos cursos é a primeira vez que serão ministrados no Vale do São Patrício e Médio Norte Goiano, provando o pioneirismo do Instituto Ubuntu na difusão das terapias.

 

O curso de Hipnose Clássica e Hipnose Clínica também estão em nossa mira. Temos dois cursos com inscrições em aberto, para Goiânia e Brasília, mas gostaríamos de trazer ou pra Ceres, Rialma ou pra Rubiataba, mas ainda estamos estudando como poderá ser. Neste caso o professor é Cleuton Nunes e vem de São Paulo.

 

 CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DA REPORTAGEM 

 

 

Teremos também o curso de Autodefesa Pessoal, com vários módulos aplicados pelo Sensei Yurghannes, que vem de Goiânia, com técnicas de várias artes marciais. Este curso é para homens e mulheres também. Tem o curso de pintura que também é regular e os curso de maquiagem, para adultos e crianças que esse ano terá 4 edições. A gente ainda terá palestras, encontros, rodas de conversas, eventos variados, aqui na região de Ceres e Rialma, mas também fora, como por exemplo, o Simpósio Goiano de Terapias Holísticas, que ano passado foi realizado na UEG de Ceres, uma instituição parceira nossa, esse ano será realizado em Goiânia, junto a outra universidade.

 

Todos os cursos são oferecidas a preços populares, como foi dito outras vezes aqui.

  

E como que faz para participar dos atendimentos e dos cursos?

 

Para ter mais informações ou realizar as inscrições, o cliente pode entrar em contato por um dos nossos canais nas redes sociais.

Site: www.institutoubuntu.com
E-mail: contato@institutoubuntu.com
Instagram: @ubuntu.oficial
Facebook: @InstitutoUbuntu
WhatsApp: (62) 9 9303 – 9642

 

Ou poderá ir até a nossa sede, que fica entre o Espaço Cristal e o Colégio Rui Barbosa, de frente a Praça do Cascatas em Rialma, com funcionamento também na parte da noite, para atingir o público que trabalha o dia todo.

 

E o que o Instituto Ubuntu tem a ver com o Movimento do Rap em Ceres?

 

Foi o Instituto Ubuntu que iniciou o Movimento do Rap em Ceres. Em 2018, eu fui convidado, pelo professor Ricardo Takayuki, sociólogo do IF de Ceres, para ser jurado de uma batalha de rimas lá naquela instituição. Já havia uma conversa iniciada no Ubuntu entre o Tiago Alves e eu, para fazer algo do tipo, daí com o que vimos lá, no IF, foi o start que precisava pra começar.

 

De imediato, Tiago organizou um evento, batizado de Exclamação do Rap, que este ano terá sua 4ª edição. Esse evento contou com cantores locais, poemas e a tradicional batalha de rimas, que nada mais é que 2 rimadores, disputando entre eles quem é o melhor, com rimas improvisadas, feitas ali, na hora. Esse primeiro evento, foi realizado na Psita de Skate do Parque Curumim.

 

Depois disso, o evento ganhou nome no cenário local, fizemos a segunda edição na antiga sede do Ubuntu, em Ceres, no Jardim Petrópolis, como uma abertura para um outro festival de música alternativa que já existia na cidade, organizado por um outro grupo, o Hora Cultural, que se chamava Festival Sexta Básica. A nossa segunda edição teve o sobrenome de Festival Wakanda e nela destacamos a participação dos artistas Marcos Braquiel, Di Kayzi, Junior MC e a Banda Impisa de Rialma.

 

Vale dizer que todos esses artistas são das nossas cidades de Ceres e Rialma e são apoiados institucionalmente e juridicamente pelo Ubuntu. A terceira edição foi no Espaço Cristal, na inauguração da nossa sede nova e trouxe o cantor Skina 21 de Aparecida de Goiânia, que além do show, contou sua experiência para o pessoal que tá iniciando a carreira agora. Foi a partir dessa edição que a gente conseguiu filiar o nosso movimento aqui, á Liga Goiana dos MCs, que é uma espécie de campeonato goiano de rimas. Ceres/Rialma passou então a sediar uma das eliminatórias, desde então.

 

Na terceira edição, foi selecionado o MC Maciel, que inclusive gravou uma música numa gravadora, há poucas semanas. Na oportunidade, ele venceu o MC Belchior, que havia vencido as duas edições anteriores. Fomos com ele a Goiânia, onde ele pode participar da Seletiva em nível estadual. Primeira vez que isso acontece com um ceresino. Depois disso, conseguimos conectar as batalhas que acontecem no Vale do São Patrício, como em Goianésia e Uruaçu, que são mais antigas que a nossa.

 

A nossa batalha, se chama Batalha do Curumim e foi erguida de novembro de 2019 pra cá, depois de um evento que a gente realizou que foi a Parada Poética que contou com o show do Renan Inquérito de Nova Odessa – SP, um dos rappers mais importantes do país, com 20 anos de estrada e que já gravou com grandes nomes como Zeca Baleiro, Emicida, Rael e Arnaldo Antunes.

 

A Batalha é atrelada e forma indireta ao Refúgio em Ceres, que é um movimento religioso cristão que ocorre também ali no Curumim, um após o outro e tem direcionamento do Gabriel de Sá, fotografo recém chegado ao Instituto Ubuntu. Vale dizer que a Batalha do Curumim é um movimento cultural sim, independente e autônomo, mas que tem apoio institucional e jurídico do Instituto Ubuntu e é uma opção a mais para a juventude.

 

O Instituto Ubuntu tem mais alguma atividade?

 

Temos uma lojinha de produtos de artes, como os quadrinhos da Ninfa Azul; canecas, produtos de artesanato, como tapetes, crochês e muitos outros. Tem os produtos do Aurora do Vale, que são cosméticos naturais, produzidos artesanalmente. Temos a Biblioteca Bertoldo Kran que empresta livros de diversos gêneros em nossa sede. Informar que temos condições ainda mais especiais de atendimento para militares, agentes de segurança e professores.

 

Considerações finais...

 

Só agradecer as duas cidades e a região do Vale pela abertura, pelo carinho que sempre tiveram com nosso trabalho. Agradecer ao Jornal Populacional que sempre nos apoiou. A gente vai seguir, moendo os paradigmas sociais, mudando o eixo do planeta com papel e caneta, promovendo uma revolução cultural, provando no fim que somos todos um. 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também