Sexta-feira, 19 de Abril

Homem morre ao passar mal em Uruana, há suspeita de demora no atendimento

Publicado em 13/12/2019 às 15:24

A reportagem do Jornal Populacional esteve na cidade de Uruana para mostrar uma fato triste e lamentável de um homem de 44 anos que morreu após passar mal. Há suspeita de falta atendimento rápido por parte da Saúde Pública de Uruana. O fato ocorreu na última quarta-feira (11/12).

 

A reportagem falou com Eva América que relatou. Segundo ela o irmão passou dela Adão passou mal em casa, desesperada procurou colegas nos grupos de WhatsApp o número de telefone da ambulância. Ela conta que ao ligar na mergencia, existe muita burocracia para chamar uma ambulância pra atender uma vítima.

 

Eva relata que mesmo não ter conhecimento percebeu o irmão Adão sofrendo um infarto.  Ela conta que as pessoas levam muito tempo fazendo perguntas e que foram cerca de 20 minutos o atendente do SAMU de Uruana querendo que ela explicasse tudo que estava acontecendo, por fim ela largou o aparelho de celular em cima da mesa e saiu correndo procurando ajuda.

 

Segundo Eva nesse intervalo todo, foram cerca de 40 minutos entre a ligação para o SAMU e procurar um vizinho para levar o irmão a emergência. Ao ser levado para o pronto socorro, ele estava desmaiado e já apresentando rigidez. Adão foi colocado dentro do carro de amigos com as pernas do lado de fora e encaminhado para emergência, e não apareceu nenhuma ambulância, em seguida foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres.

 

Reportagem em Vídeo

 

Eva, contou que foi criticada nas redes sociais, pois um cidadão uruanense disse que ela não teria direito de falar, dizendo que ela não era de Uruana. Eva se defendeu dizendo ao cidadão: “como eu não tenho direito? E perguntou ao cidadão o que significa a sigla SUS e como o SUS é mantido? todo mundo sabe que o SUS é mantido por todos os cidadãos que pagam os impostos. “Eu tenho direito de ir e vir, eu sou brasileira e posso morar em qualquer lugar, assim eu esteja horando com os meus compromissos”. Revoltada, Eva relata que nada justifica um atendimento desses.

 

Após a chegada da vítima na UPA em Ceres, todo o suporte que os médicos puderam dar, foi dado, mas Adão faleceu.

 

Ambulância

 

Eva contou ainda que uma pessoa relatou a ela que viu três ambulâncias paradas na garagem da prefeitura, ela disse que não achar viável e nem cabível a pessoa falar que não tem nenhuma ambulância para atender o paciente porque esteja faltando gasolina, porque não tem um motorista “isso não é viável”. Completa.

 

Eva falou a reportagem que chamou a Secretária de Saúde que também é primeira dama e mostrou para ela as ambulâncias” aqui secretária, eu passei mais de maia hora, quase 40 minutos tentando ligar e o pessoal falando que essas ambulâncias não estavam aqui”.

 

Há mais de um ano morando em Uruana, ela disse que a saúde do município é péssima. Ao finalizar Eva disse que a situação tem que mudar, “eu acho que não deve continuar assim, o cidadão ele precisa de respeito”.

 

A reportagem esteve na Secretaria de Saúde de Uruana pela manhã desta sexta-feira, a recepcionista informou que a Secretária de Saúde só poderia atender as 13h30. A reportagem seguiu para Ceres, por volta de 12h, recebeu uma ligação da Secretária de Saúde e do coordenador, assim ficou acertado que iria enviar uma nota da Secretaria dando uma posição sobre o caso, já por volta das 15h15, o Coordenador disse que já estava tudo esclarecido com a família.

 

Leia o que foi enviado pelo aplicativo WhatsApp

Coordenador:

“Em respeito ao luto da família, visto que já foi conversado individualmente não há necessidade de emitir nota. Pois já está esclarecido”.

 

 

foto leitor: Ambulancias que supostamente estavam no hora do ocorrido na garegem da prefeitura. 


 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também