Sábado, 20 de Abril

A Unip Polo Ceres, realiza trabalho social em prol do Lar dos Idosos

Publicado em 29/06/2019 às 04:37

Na última terça-feira (25/6) a UNIP Polo Ceres, realizou um trabalho social no Lar dos Idosos levando mantimentos para ajudar no custos da instituição.

 

A reportagem do Populacional, conversou com Sabino Meneses da Costa que faz parte do Lar São Vicente de Paulo há mais de 30 anos, que representa hoje pela conferência.

 

O Lar que já existe há 60 anos em Ceres, Sabino, disse que o motivo desta instituição estar em funcionamento é pelo os idosos.

 

Mas para a entrada de idosos no lar, segundo Sabino, depende de uma série de critérios, de acordo com a necessidade de cada um. Muitos idosos são desprezados pela família, as vezes a família fala que cuida, mas não cuida.

 

Sabino, conta que existe vários idosos que são desprezados pela família, mas que o Lar dos Idosos não tem condições de acolher todos, apesar de ter apenas 30 vagas.

 

Um dos critérios utilizados no Lar, auxiliado pela promotoria de justiça, é quem tem família pra cuidar, que cuide deles, só é lavado para o lar, quando não há outro meio.

 

Se for um caso de emergência, Sabino disse que cria situação para acolhimento, associando junto a outro idoso.

 

Verba para manter o Lar dos Idosos

 

 

 Segundo Sabino, os recursos são poucos, apesar que todos os idosos recebem a aposentadoria, mas muitas vezes o salário cobre somente os remédios, e segundo a esposa do Sabino, Maria José, 30% do salário dos idosos, vão para um fundo, no caso uma conta do idoso, uma exigência do Estatuto do Idoso que não pode ser mexido.

 

Maria José, falou dos encargos, que gera em torno de r$ 6 mil, a prefeitura ajuda mensalmente com R$ 6 mil. O Lar conta com 17 funcionários, pois a maioria dos idosos estão acamados e precisam de uma pessoa para cuidar.

 

Maria, conta que todos os funcionários recebem décimo terceiro salário, ficam de férias, e tem que pagar outra pessoa para cobrir as férias o que gera um custo alto para manter.

 

Sabino, disse contar com ajuda da população ceresina para manter a instituição, e tem recebido muita alimentação, assim disse também a esposa.

 

As despesas do Lar é maior do que a entrada, ressalta Maria, tudo que entra em dinheiro, é repassado 2% para o conselho, além dos impostos tudo acompanhado pela justiça. Maria, conta que se não fosse ajuda da população, não daria para manter o Lar em funcionamento.

 

Maria José, agradeceu a UNIP polo Ceres, pelo trabalho social juntamente com as alunas que arrecadaram alimentos em prol do Lar São Vicente de Paulo.

 

Quem puder ajudar com fraldas geriátrica, pode ir ao Lar dos Idosos, quem puder também ajudar com dinheiro pode fazer depósito na conta do Lar:

 

Caixa Econômica Federal

Conta Unidade Vicentina de Ceres

Agencia: 1298

Operação: 03

Conta corrente jurídica: 214-2

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também