Sexta-feira, 29 de Março

Estudantes do Campus Ceres promovem ato em defesa da educação pública

Publicado em 16/05/2019 às 07:57

Ações ocorreram em consonância à paralisação nacional desta quarta-feira, 15. Objetivo era informar a população sobre contingenciamento de recursos, que poderá inviabilizar o funcionamento do IF Goiano Neste dia 15 de maio os estudantes e servidores do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participaram do dia de mobilização nacional em prol da educação.

 

 O movimento uniuse aos atos que ocorreram em todas as regiões do País e que protestavam, entre outros fatores, contra o contingenciamento de verbas, na ordem de 30%, que atingiram as Instituições Federais de Ensino Superior e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

O principal intuito da paralisação foi reforçar junto aos estudantes e, posteriormente, junto à sociedade ceresina, os impactos do contingenciamento, que no IF Goiano chegam a 39,1% do orçamento, que já está defasado.

 

Para se ter uma ideia, o montante original destinado ao Campus Ceres para 2019 equivale aos dos últimos anos da década de 2000, quando a unidade sequer tinha cursos de graduação – hoje são cinco, além de três pós-graduações. As atividades envolveram ações dentro e fora do Campus Ceres.

 

 

Pela manhã, na unidade, houve momento formativo com duas palestras, sendo a primeira delas sobre a conjuntura da Educação brasileira no período atual. Posteriormente houve palestra sobre a proposta de reforma da Previdência Social e os impactos para os trabalhadores, com foco nos servidores públicos, nos trabalhadores rurais e professores. No período da tarde, os estudantes e servidores se concentraram no Parque Curumim, em Ceres, promovendo uma tarde cultural.

 

Na ação houve declamação de poesias, música, oficina de confecção de cartazes e mostra de extensão popular, com exposição de banners. O momento seguiuse de passeata, que teve início às 16h. Deste ato participaram também pessoal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego) e estudantes da Universidade Estadual de Goiás. A passeata percorreu as avenidas Brasil e Goiás, com parada na rodoviária e finalização do ato na Feira da Agricultura Familiar de Ceres.

 

Durante todo o ato houve panfletagem e conversas com os moradores e transeuntes, em que se explicou a situação da educação com os cortes e os impactos para o IF Goiano, única instituição pública federal de ensino técnico e superior de todo o Vale de São Patrício. Ao fim do dia, as ações concentraram-se novamente no Campus Ceres, com estudantes de turno noturno. Houve um momento de fala, com atualização sobre os cortes e os impactos no IF Goiano, seguido de uma roda de conversa, em que dúvidas puderam ser esclarecidas.

 

Assembleia oficial

 

Na segunda-feira, 13, a gestão do Campus Ceres reuniu-se com servidores e estudantes a fim de apresentar os dados orçamentários da unidade. O diretor-geral da unidade explicou que, caso o bloqueio não seja revisto, o Campus Ceres terá condições de funcionar normalmente apenas até o mês de setembro, uma vez que há diversos contratos e pagamentos que necessitam ser operados para manutenção das atividades da unidade, tais como contratos de terceirização de mão de obra e serviços continuados (energia elétrica, telefonia, internet etc).

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também