Quinta-feira, 25 de Abril

Fazendeiro condenado por matar vereador em Hidrolândia é solto após decisão do STF

Publicado em 28/04/2019 às 16:46
Em Goiás

Após pouco mais de 1 mês preso, o fazendeiro Livertino Batista da Silva, de 72 anos, deixou na noite de sábado (27) o presídio de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, devido a um habeas corpus expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi condenado pela morte de um ex-vereador por não aceitar o relacionamento entre o político e uma das filhas.

 

O ministro Ricardo Lewandowski assinou o habeas corpus na sexta-feira, após recurso proposto pela defesa do fazendeiro. No documento, ele determina que Livertino aguarde em liberdade o julgamento final do processo.

 

Advogado do fazendeiro, Paulo Fernando Borges defende que o júri popular que condenou o cliente foi influenciado por fatores externos, como ter sido marcado para ocorrer em um auditório com o nome e um busto da vítima. 'Prosseguem os demais recursos visando a anulação do julgamento pelo Tribunal do Júri que, pela ótica da defesa, ficou errado', afirma.

 

Morte do vereador

 

Presidente em 2016 da Câmara Municipal de Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia, o vereador Francisco Alves de Souza foi morto naquele ano. Ele era conhecido como Chico Branco.

 

Segundo a denúncia do Ministério Público de Goiás, apesar de ser amigo de infância da vítima, o fazendeiro não aceitava o relacionamento do vereador com uma de suas filhas. No dia do crime, conforme o processo, Livertino armou uma emboscada no trecho entre a casa e o comércio de Francisco e ficou dentro de um carro aguardando o vereador, que estava a pé.

 

Ao passar pelo local, a vítima foi atingida por dois tiros. De acordo com a denúncia, após Francisco cair ferido no chão, Livertino ainda disparou mais quatro vezes contra o vereador, que não resistiu.

 

Condenação

 

Quatro anos depois do crime, em 2010, Livertino foi condenado a 14 anos de prisão. Em outubro de 2012, o Tribunal de Justiça de Goiás analisou o processo e manteve a sentença.

 

O fazendeiro aguardava julgamento de recurso em liberdade. No entanto, neste ano, foi expedido um mandado de prisão para que ele fosse detido e começasse a cumprir a pena. A prisão aconteceu no último dia 25 de março, em Hidrolândia. Desde então, Livertino estava na Unidade Prisional de Senador Canedo.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também