Terça-feira, 23 de Abril

Morador de Ceres, encontra escorpiões em Rialma, e busca conscientizar a população

Publicado em 05/02/2019 às 21:07

Um vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra vários escorpiões encontrados na cidade de Rialma. O vídeo foi feito por Wanderson Marques de Oliveira Araújo, morador da cidade de Ceres.

 

A reportagem do Jornal Populacional encontrou em contato com ele pra falar sobre esse assunto. Segundo Wanderson, é comprador de sucatas, o dia a dia dele é esse.

 

Os locais que realizam a limpeza, retirando as sucatas, Wanderson, disse que encontra cobras, lacraias, caramujos. Em uma dessa limpeza, ele narra no vídeo a quantidade de escorpiões encontrados no setor Alvorada em Rialma na casa de uma senhora que foram quatro, no final do dia, nos trabalhos ele encontrou 17 escorpiões, só em Rialma foram mais de 10.

 

Inclusive, um cachorro segundo ele, foi picado por um escorpião, ele relatou no vídeo, que no mês anterior, uma criança também foi picada por escorpião em São Luiz do Norte.

 

Com o vídeo, o Wanderson procura conscientizar a população para manter o quintal limpo.

 

Você acha que não acontece com você, é igual acidente, é igual roubo, você acha que nunca vai acontecer com você, aconteceu só com fulano, beltrano, mas se seu quintal estiver limpo e o do vizinho estiver surjo, pode ir pro seu quintal, pode pegar uma criança, um cachorro, uma pessoa idosa então gente vamos cuidar do seu quintal”. Disse ele no vídeo.

 

 

Wanderson Marques, trabalha na área de reciclagem, no dia a dia dele, encontra muitos escorpiões, mas nesse dia, ele bateu o Record encontrando 17 aracnídeos peçonhentos.

 

No mês de janeiro foi encontrado no setor Recando Verde em Ceres, só em uma quadra, três escorpiões pela Vigilância Sanitária.

 

Perigo dos escorpiões

 

O escorpião representa um perigo maior para as crianças menores de seis anos de idade.

 

 

Responsável por 184 mortes no Brasil em 2017, o escorpião ultrapassou as serpentes no topo do ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

Segundo o Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, as crianças são as maiores vítimas, o Centro de Toxicologia informa que devido à fragilidade do organismo e o peso corporal influenciam na ação do veneno.

 

O mais comum é a dor intensa no local da picada. Como consequência podem ocorrer ainda, os vômitos, sudorese intensa e até parada cardíaca e acidente vascular cerebral

 


Cuidados

Para se prevenir são necessários alguns cuidados básicos, como: manter sempre fechados os ralos de pias, banheiros e tanques; manter limpas e vedadas as caixas de gordura; eliminar frestas nas paredes, muros, etc; proteger as soleiras de portas; eliminar baratas e não acumular lixo ou entulho. Além disso, agite os sapatos e roupas antes de usar; verificar sempre se não há escorpiões antes de pegar panos de chão e roupas úmidas; deixar os panos de chão sempre dependurados e tomar sempre cuidado ao mexer com lenhas, entulhos, tijolos, folhagens e pedras.



Em caso de acidente, procure imediatamente um centro médico especializado que normalmente contam com equipes especializadas para tratamento de picadas de escorpião e outros animais. Se detectar a presença de algum escorpião em sua casa, apartamento ou região onde mora, procure imediatamente o distrito sanitário de seu bairro, região ou cidade.



 Os escorpiões gostam de lugares úmidos e escuros, como os esgotos, onde encontram alimento em abundância como as baratas, por exemplo. A maior ocorrência de escorpiões acontece durante os meses de dezembro e janeiro, além dos períodos chuvosos, época na qual acontece o desalojamento geral da espécie que sempre busca uma superfície para sobreviver.  É preciso ficar atento as construções antigas, em especial, com porões que são considerados excelentes refúgios e também, os locais com lixo acumulado. Como não existe no mercado produto capaz de eliminar os escorpiões devido à sua resistência, tomar medidas de prevenção é o que se tem para fazer.

 

(Parte do texto foi retirado do site: boasaude.com.br).

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também