Quinta-feira, 18 de Abril

Instituto IDEIA em Rialma, ballet clássico, jazz e dança moderna: gratuito

Publicado em 04/01/2019 às 23:26

Instituto IDEIA, cujo nome é um acróstico: Instituto de Dança, Educação e Integração Artística, é uma ONG cultural fundada por alguns pais e professores do então Projeto Do Dance da Secretaria de Educação de Rialma.

 

O Projeto Do Dance iniciou suas atividades em 2012, oferecendo aos alunos das escolas municipais de Rialma com aulas gratuitas de ballet clássico e dança moderna. De lá para cá já atendeu mais de 700 alunos.

 

Em 2018 a ONG iniciou suas atividades. E, tendo a Prefeitura de Rialma como maior parceira, expandiu o atendimento para toda comunidade.

 

 

O instituto oferece aulas gratuitas de ballet clássico, jazz e dança moderna. As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de 50 minutos.

 

São gratuitas porque não há custos de matrícula e nem mensalidade, ficando os pais responsáveis apenas pela aquisição do uniforme e custos para participação no espetáculo de final de ano e eventuais participações dos bailarinos em eventos, tais como mostras, festivais, audições e outros.

 

 

São atendidas crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária dos 3 aos 17 anos: de 3 a 5 anos: turmas de baby class, de 6 a 17 anos: turmas de ballet clássico iniciante e intermediário e o Corpo de Baile

 

 

Toda academia/escola de dança tem uma turma que representa a escola, no caso, a turma mais adiantada. No Instituto essa responsabilidade fica a cargo do Ballet Municipal de Rialma, criado em 2017 com as bailarinas que estão no Instituto desde o início, e que tem idade e formação para essa etapa dos estudos de ballet.

 

 

Prêmios que já ganharam

 

Em 2014 a instituição iniciou a participação nas audições da Escola do Teatro Bolshoi, sendo a bailarina Kayllane Natasha, selecionada 4 vezes seguidas para a audição nacional, em Joinville (SC). Em todas as vezes a instituição contou com o apoio da Prefeitura de Rialma, de alguns vereadores e da comunidade rialmense e ceresina para levantar recursos para as viagens.

 

 A mesma bailarina também foi contemplada em 2018 com uma bolsa de estudos de 15 dias no curso de verão do American Ballet em Nova Iorque; mas não conseguiu recursos suficientes para a viagem.

 

 

A partir de 2017 o Instituto IDEIA começou a participar de festivais de dança em Goiás e Distrito Federal, sendo premiados em todos: solos, duos e conjuntos em estilos ballet clássico, livre e jazz e nas categorias baby class, infantil e infanto-juvenil. O último foi a classificação de 6 coreografias para o X Circuito Nacional de Dança em Santos (SP), onde recebeu o 3º lugar em duas categorias.

 

“É emocionante ver o nosso trabalho sendo reconhecido não apenas na nossa região, mas também no nosso estado e em outros estados também”. Disse o professor Gerlan Veiga.

 

Professores, nesse trabalho

 

A professora Kharla Andalécio foi quem iniciou o Projeto Do Dance em 2012, a convite da então secretária de educação na época, Elaine Cristina.

 

Com formação em Licenciatura Plena em Educação Física e experiência de mais de 20 anos em dança, a professora Kharla Andalécio (ou Tia Kharla) iniciou essas meninas nos primeiros passos de ballet clássico. E inicia até hoje, pois ela é responsável pelas turmas de baby class, ballet iniciante e dança moderna.

 

O professor Gerlan Veiga em 2017 agregou seus conhecimentos ao Projeto Do Dance, trazendo um fôlego novo ao extenso trabalho. Bailarino há mais de 13 anos, veio de Goianésia para compor o quadro de professores e, juntos, formarem essa dupla de excelentes profissionais.

 

O casal agradece a Prefeitura de Rialma pelo apoio, cedendo esses dois profissionais para a expansão da cultura na região.

 

 

 

 Prefeitura de Rialma

 

“Sim, como dissemos, a Prefeitura de Rialma é nossa maior parceira, pois ela cede também duas auxiliares e o espaço para a realização das aulas.” Comentou Gerlan Veiga.

 

2019 projetos novos vindos por aí

 

O trabalho é contínuo e progressivo. As participações em festivais, mostras de dança e audições estão previstas no calendário de atividades de 2019, além do espetáculo no final de ano, que é o ápice do trabalho do IDEIA.

 

Há também outras ações e para tais depende de mais parcerias a serem fechadas. Por exemplo, a Mostra de Dança, cujo projeto passou pela Lei Rouanet e está na fase de captação de recursos, ou seja, em busca de patrocinadores.

 

“Nessa Mostra de Dança traremos companhias e professores de fora, e será um grande evento cultural em Rialma. Diz o professor.

Alguns já ouviram falar na Lei Rouanet recentemente, pois foi pauta na campanha do atual presidente. A Lei Rouanet é um incentivo do Ministério da Cultura, onde a pessoa, física ou jurídica, deduz do imposto de renda o valor patrocinado de algum projeto cultural.

 

Além dessa Lei, tem também projeto na Lei Goyazes em fase de análise, e aguardando outros editais culturais nos quais podem ser encaixar o Instituto IDEIA.

 

O projeto precisa de pessoas e empresas que patrocinam a Mostra de Dança através do incentivo fiscal viabilizado através da Lei Rouanet. A instituição já tem alguns patrocinadores, inclusive pessoas de outros estados e aguardando outros confirmarem.

 

 

O prazo para a fase de captação termina agora em janeiro, e isso é determinado pelo Ministério da Cultura. Após a fase de captação passam para a fase de execução do projeto.

 

Aqueles que quiserem firmar parceria com o instituto pode entrar contatato pelo número, e WhatsApp (62) 98551-7233.

 

o período de matrícula se encerrou na primeira semana de dezembro. As vagas já foram preenchidas, o projeto trabalha com uma lista de espera. Então, quem se interessar, pode procurar através do WhatsApp: 98551-7233.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Cultura,

Veja Também