Quinta-feira, 28 de Março

Washington, da Justiça Eleitoral de Ceres, fala da segurança das urnas eletrônicas

Publicado em 25/10/2018 às 23:47

Na manhã desta quinta-feira (25/10), aconteceu no auditório do Fórum da Comarca de Ceres, auditoria das urnas eletrônicas para votação no segundo turno das eleições 2018. A rádio Legal FM, Jornal Populacional e várias autoridades, estiveram presentes conferindo, apesar de ser aberto ao público geral, a população não compareceu.

 

Washington Oliveira chefe do Cartório Eleitoral, falou ao Jornal Populacional, segundo ele, realizou essa auditoria e toda sociedade foi convidada a participar. Foi feita a apresentação da urna eletrônica, e após toda explicação, foi realizado um simulado de votação, todos que estavam presentes votaram e foi feita conferência dos votos, que é chamado boletim de urnas, não houve nenhuma divergência.

 

Washington, ressaltou que o sistema eleitoral é um sistema muito seguro e que a Justiça Eleitoral está desde de 1932, é uma instituição respeitada no mundo inteiro no emprego de alta tecnologia, este modelo de votação e referência.

 

Hoje, segundo Washington, as urnas eletrônicas são utilizadas em 36 países, inclusive países como Suíça e parte dos EUA.

 

No primeiro turno das eleições, após várias reclamações, a Justiça Eleitoral verificou juntamente com a Polícia Civil e Polícia Federal que muitas das reclamações de fraudes se deve ao fato do pouco conhecimento do eleitor no memento de votar.

 

Washington, explica que muitos eleitores que estavam na tela para votar em governador e já queria votar para presidente anulando o voto, principalmente na região nordeste.

 

Aconteceu também de o eleitor digitar muito rápido e já apertar o confirma, e após olhar para tela o voto já tinha sido computado. Não que esteja errado, mas o procedimento correto, é digitar o número do candidato, esperar, visualizar os dados da tela e só depois disso apertar o confirma.

Cola

A Justiça Eleitoral, pede para que o eleitor leve a cola, o número de seu candidato, apesar de que no segundo turno em Goiás, as eleições é somente para presidente.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também