Sábado, 20 de Abril

Reeducandos da Unidade Prisional de Ceres, recebe cerificados de curso

Publicado em 25/08/2018 às 18:44

Na manhã da última sexta-feira (24/8) em solenidade de entrega, 19 reeducandos receberam certificados de curso que concluíram na área de produção de artefatos de cimento. É um projeto do Sistema Prisional em parceria com SENAI, com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

 

O jornal Populacional esteve presente e conversou com Genair da Abadia de Souza Vieira, ele é diretor da 7ª Regional Norte do Sistema Prisional que abrange 15 cidades da região norte de Goiás.

 

Segundo ele, durante o curso, os reeducandos produziram blocos de cimento, e que de agora para frente cerca de 800 a 900 unidades de blocos de concreto por dia, serão produzidos, onde a prefeitura de Ceres, vai absorver esta produção e em contrapartida a prefeitura irá pagar um valor, o qual será utilizado na manutenção e na implementação de novos projetos dentro do convênio prefeitura e Unidade Prisional.

 

 

Genair, ressaltou que esse trabalho é uma filosofia do Sistema Prisional Goiano, além de fazer com que aquele reeducando cumpre, dar a ele a oportunidade de se ressocializar, não só mantê-lo trancafiado dentro de uma sela, mas oportunizá-lo a aprendê-lo uma profissão, evoluir e que após o cárcere, aproveitar essa oportunidade de exercer alguma atividade no mercado de trabalho.

 

Em Goiás, somente duas unidade fazem este tipo de ação, Ceres e Itumbiara, mas segundo Geneir, existem outros projetos em departamentos diferentes do Sistema Prisional, mas de produção de blocos de concreto somente essas referidas cidades.

 

Diretor da Unidade Prisional de Ceres

 

Guilherme Soares Vieira, disse que esse projeto começou em 2013, com o Ministério da Justiça. Guilherme comenta que esse projeto se concretizou com as máquinas e os insumos, que chegaram na unidade em setembro de 2017.

 

Os reeducandos, realizaram o curso com 160 horas através do SENAI, com valor de aproximadamente de R$ 25 mil, incluso os maquinários. O local da realização do curso foi em um galpão cedido pela UEG de Ceres.

 

O prefeito Rafaell Melo, também esteve presente e falou com a reportagem do Populacional. Segundo ele, é um projeto muito bom e que foi procurado pelo Guilherme, diretor da unidade, mostrando o projeto. O prefeito entendeu que tinha tudo a ver com a cidade de Ceres, já que a mesma se faz blocos de artefatos de concreto, e que é muito útil para a sociedade ceresina ter um projeto deste. Toda a estrutura que a cidade precisa, como alambrado, telhas, blocos de concretos, bloquetes.

 

O prefeito diz ter ficado muito feliz em poder contribuir, mesmo de forma pequena e ver a felicidade dos reeducandos podendo receber seus certificados.

 

Para Rafaell, o principal para os reeducandos, colhendo, absorvendo que a vida que tem de mais importante é o conhecimento, “uma coisa que ninguém vai tirar deles, uma coisa que traz o reeducando para ressocialização, portando nós estamos bastante satisfeito, muito alegre em poder ter contribuído para que esse projeto fosse realizado”.  

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também