Sexta-feira, 19 de Abril

O Horário Brasileiro de Verão termina neste final de semana

Publicado em 13/02/2018 às 09:26

O horário de verão acaba no próximo domingo (18/2) a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

 

A mudança de horário foi adotada no Brasil em 1931, e depois a partir de uma determinação da presidência da república através da Casa Civil com o decreto Nº 6.558, de 08 de setembro de 1988.

 

 O decreto determina que o horário de verão deverá ser encerrado no terceiro domingo de fevereiro, exceto se for o domingo que antecede o carnaval que então deverá ser encerrado no domingo seguinte, como é o caso deste ano.

 

Isso visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também