Quarta-feira, 24 de Abril

Dr. Fábio, o cardiologista que dedica seu coração as obras sociais

Publicado em 20/12/2017 às 22:06

Dr. Fábio Mascarenhas Diniz conhecido na região do Vale de São Patrício como Fábio Barroso, que foi herdado pelo seu avô paterno José Alves de Lima.

 

O médico especializado em cardiologia titulado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e AMB (Associação Médica brasileira) e pós-graduado em ecodopplercadiografia.

 

Filho de pai médico, Fábio foi alfabetizado em Ceres, onde também fez educação infantil e o ensino fundamental. Com 16 anos foi para Goiânia, onde concluiu o Ensino Médio, e decidiu ingressar na faculdade de medicina, enquanto estava em Goiânia, Fábio morou um ano com amigos e um ano com irmão, João Barroso.

 

A paixão pela medicina surgiu enquanto era criança, vendo o pai exercer a profissão. Seu pai o Dr. João Barroso é clínico e cirurgião geral, e por inúmeras vezes tentou induzir o filho a fazer oftalmologia todavia, por gostar de física acabou escolhendo a cardiologia para sua vida.

 

“Eu passei na cadeira de Cardiologia, aí não queria fazer outra coisa, me apaixonei por ela a (cardiologia)” ressaltou Fábio.

 

 

Fábio concluiu medicina na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) entre os anos de 2001 e 2002. Após se formar em Manaus, ele fez especialização em clínica médica no Hospital Regional de Taguatinga no Distrito Federal.

 

Através da influência do irmão João Barroso, Fábio seguiu para Ribeirão Preto, onde na (USP) Universidade de São Paulo, fez especialização em cardiologia.

 

Ainda em Ribeirão Preto, ele concluiu uma sub especialização em ecodopplercardiografia, pela escola de ultrassonografia de Ribeirão Preto.

 

Dr. Fábio, esse período o marcou bastante, uma vez que ele saiu de Goiás e foi para Manaus. De Manaus, depois seguiu para Ribeirão Preto (SP) de lá voltou para Ceres.

 

No ano de 2006 para 2007, Fábio, retornou para Ceres, como o pai já tinha toda uma estrutura montada, ficava mais fácil para o jovem recém-formado começar a sua vida dentro da profissão, além do mais, família e grande parte dos amigos viviam na região do Vale do São Patrício, o que estimulou ainda mais o seu retorno à Goiás.

 

 

Fábio, conta que nesse tempo fora de Goiás, o que mais o marcou foram os casos em que o paciente tinha um quadro quase Irreversível pela medicina, todavia, a família tinha muita fé e por conta dessa fé, o paciente acabava saindo da UTI e tendo uma melhora considerável. “Eu tenho aquela tese quanto mais eu estudo medicina, mais eu me aproximo de Deus”, comentou o médico em relação a quadros desse tipo.

 

Segundo ele existem casos em que não dá para separar o profissional com o pessoal e, de certo modo, isso ou abala.

 

 Ações sociais

 

Fábio disse ter um carinho enorme por Ceres e Rialma. As duas cidades são ligadas por uma ponte de aproximadamente 250 metros. Dados do IBGE em 2016, a população estimada de Ceres, era cerca de 22.034 habitantes, já Rialma possui cerca de 11.036 habitantes.

 

O médico desempenha um trabalho social muito chamativo que acaba atraindo a atenção dos moradores de Ceres e Rialma. De todos os trabalhos sociais o que mais se destaca é o esporte.

 

Fábio, conta que nunca pediu um centavo para nenhum político da região, tudo tirando do próprio bolso.

 

O médico investe bastante no futebol feminino, além de outras modalidades, ele conta ainda que os projetos atendem todas as faixas etária, “se for menor de idade, com autorização dos pais está tudo certo, sendo maior bom ou não a porta está sempre aberta”. Comenta Fábio.

 

No último mês de outubro de 2016, Fábio abriu as portas da sua chácara em Rialma para realizar uma grande festa em comemoração ao dia das crianças, Chácara do Papai, Inúmeras pessoas o procuraram para oferecer ajuda.

 

O Secretário de Esporte de Rialma, Hugo Rangel, ofereceu ajuda, na ocasião, Fábio diz querer apenas o som, “o Hugo é meu amigo me procurou oferecendo ajuda, eu disse que não queria dinheiro nem nada, apenas que ele conseguisse o som para a gente e organizassem os times para jogar”. comentou o Fábio.

 

“Eu abri a casa para os meninos tomarem banho de piscina, jogar bola, tudo, além de lanche e almoço.

 

Não tem nada que paga isso depois da festa você ver aquele tanto de menino vindo te abraçar. Aquele abraço e não solta, aí o menino virou para mim e falou obrigado tio eu pensei que nunca mais ia tomar banho de piscina. Isso não tem nada que paga, é muito gratificante. Ressaltou Fábio

 

Família

 

Fábio, é pai de dois meninos, Renato e Marcelo, ambos moram com a mãe em Jaboticabal (SP) perto de Ribeirão Preto “eles são minha vida, o maior presente que Deus poderia me dar”, frisou Fábio.

 

Ele conta que mantém contato direto com os meninos mesmo estando longe, ele se considera um pai presente na vida deles, “o dia que eu não falo com eles é quando a mãe está brava e não quer passar o telefone quando eu ligo, brincou.

 

Homenagem

 

 Dr. Fábio se destacou pelas obras que fez no meio social, principalmente no esporte.

 

“Atenção do deputado Santana Gomes “eu já conhecia o trabalho do Dr. Fábio, esse ano eu pude acompanhar de perto o trabalho dele na comemoração do dia das crianças, fiquei admirado com o amor que ele tem pela região, até porque esse trabalho é desenvolvido sem ajuda financeira de ninguém, tudo do bolso dele. Essa homenagem tem o intuito de valoriza-lo, uma pessoa que faz um trabalho como esse não pode deixar de ser reconhecida”, disse o parlamentar.

 

No último dia 17 de outubro, proposto por Santana Gomes, o Dr. Fábio Barroso recebeu no plenário da Assembleia Legislativa, a medalha do mérito legislativo Pedro Ludovico Teixeira que é a maior honraria do Poder Legislativo Goiano, concedida para pessoas que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do Estado de Goiás.

 

Quando Recebeu o convite, Fábio postou nas suas redes sociais a seguinte mensagem “Deus é o dono de tudo devo a ele a oportunidade de chegar onde cheguei, muitas pessoas têm essa capacidade, mas não tem essa oportunidade. Ele deu para mim, não sei por que “.

 

Fábio Manteve a humildade, e disse que existem pessoas com maior capacidade e que poderiam chegar ainda mais longe, todavia não chegaram no lugar em que ele chegou.

 

Por fim, questionado sobre essa homenagem, Fábio respondeu com as seguintes palavras “é uma homenagem que não tem preço que pague, eu nunca pensei estar aqui recebendo esta homenagem, gravando essa entrevista com vocês. Tenho certeza que eu vou receber o maior título da minha vida, acho que vai superar o título de médico “. Ressaltou Fábio.

 

Na oportunidade, Fábio desde já agradece todo apoio de seus familiares, e deseja uma feliz natal e que todos tenham um 2018 de muita paz, alegria e cada um possa realizar aquilo de bom que está no coração.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também