Terça-feira, 23 de Abril

Realizado em Ceres, 1º Fórum Rio das Almas e a Crise Hídrica

Publicado em 29/11/2017 às 22:24

Nesta quarta-feira 29 de Novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Ceres, o 1º Fórum Rio das Almas e a Crise Hídrica, o evento começou as 13h e encerrou por volta das 22h.

 

O Populacional conversou com Paulo César Romão Júnior, ele informou que está trabalhando a questão hídrica relacionada ao Rio das Almas.

 

Segundo ele, a ideia partiu dos conselheiros de meio ambiente o COMDEMA. Devido à crise hídrica, o conselho resolveu realizar um evento maior, abrangendo não só os conselheiros, mas todos os responsáveis do setor.

 

Ao ser questionado a respeito das empresas que retiram a água do Rio das Almas, segundo ele a questão é ver todos os lados desse problema, olhar aquele que tem autorização, que está retirando a água, quais são as atitudes feitas para poder fiscalizar, se realmente a empresa está retirando a quantidade de água correta ou não, saber também quais são os problemas que a cidade de Ceres enfrenta, se os problemas são parecidos como as cidades de Carmo do Rio Verde, Uruana,  Pirenópolis e Jaraguá para que juntos Possam trazer uma solução.

 

Segundo Romão, será implantado um sistema de controle que seja acessível a todos os municípios para preservar o Rio das Almas, pois a cidade de Ceres não consegue preservar este rio sozinha, somente com ajuda de todos que consegue salvar o Rio.

 

Sobre o sistema que Romão falou de implantar, seria uma carta de meio ambiente Rio das Almas.

 

Romão, explica que nesta carta serão traçados os objetivos e metas para daqui 5, 10 ou 15 anos. Realizar encontros anuais para estar avaliando se realmente o município está seguindo aquilo que está estabelecido na carta, de preservação do Rio das Almas, do meio ambiente.

 

Sobre a questão do Rio das Almas estar com água muito baixa, segundo Romão a SECIMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Goiânia), alega ser a falta de chuva, mas segundo ele, o problema não é só isso, é preciso preservar as nascentes, os Córregos e os rios.

 

Romão, é presidente do CODEMA que é o Conselho Municipal de Ceres, ele também é advogado e representa a Ordem dos Advogados do Brasil, junto ao conselho, e é servidor público junto à Agência Goiana de Defesa Agropecuária.

 

Participou do evento, o Grupo Ação do Cidadão, o presidente Robson foi homenageado, o grupo Topa, o IF Goiano, o advogado Dr. Tyrone Guimarães, além de autoridades políticas e outras entidades.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também