Sexta-feira, 19 de Abril

CEREST realiza Projeto de Vigilância da Saúde do trabalhador e Saúde Ambiental

Publicado em 08/11/2017 às 22:12

Esta semana o CEREST está realizando um Projeto de Vigilância da Saúde do trabalhador e Saúde Ambiental das Populações Expostas ao Benzeno no Estado de Goiás, com várias palestras que estão sendo ministradas para profissionais da saúde básica, da vigilância sanitária e das secretarias de meio ambiente das cidades de Ceres e Rialma.


Na última terça-feira (7/11) no período da manhã aconteceu palestras sobre a saúde do trabalhador e suas questões legais. Matéria de palestra ministrada foi também roteiro de Inspeção Sanitária de Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis a Varejo. 'O benzeno é uma substância química orgânica que se apresenta na forma de um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro adocicado. Suas principais fontes são a cadeia de extração/refino do petróleo, as indústrias siderúrgicas (através do gás de coqueria), a queima de combustíveis fósseis e florestas, as emissões industriais, a evaporação de gasolina e a fumaça de cigarro' (PORTAL DA SAÚDE, 2015, online).

 

O Benzeno em altas concentrações pode agredir as mucosas (olhos, nariz, boca, etc), pode provocar inflamação aguda pulmonar e hemorragia nas áreas de contato, além de ter efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, provocando sonolência e excitação, tontura, dor de cabeça, enjoo, náusea, taquicardia, dificuldades respiratórias, tremores, convulsão, perda de consciência e, em casos extremos, a morte.

 

Estes são apenas efeitos agudos, temos ainda efeitos crônicos como alteração da medula óssea, alteração no sangue, alteração no sistema imunológico, além de vários tipos de câncer, entre outros efeitos negativos.

 

Relembrando a necessidade de haver cuidados com a saúde tanto de quem trabalha nessa área, quanto quem mora nos arredores dos postos de revenda de combustível.


A saúde do trabalhador deve sempre ser tida como importante, sempre ser levada sério, tanto a saúde do trabalhador, quanto a saúde do ambiente onde ele pratica seu labor. 


Prefeitura de Ceres quem ama cuida. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também