Sábado, 20 de Abril

Proprietário de fazenda em Rialma, fala da polémica da captação de água

Publicado em 08/11/2017 às 21:50

Recentemente houve uma polêmica muito grande nas redes sociais, a respeito da captação de água no Rio das Almas nos municípios de Ceres e Rialma. 

 

Várias reportagens saíram na imprensa local, o que gerou inúmeros comentários a favor do meio ambiente. 

 

Uma dessas reportagens, foi da fazenda Nova Granada que tem sede na cidade de Rialma. O Populacional conversou com um dos proprietários, Marco Cano que falou sobre a outorga da liberação dentro da lei para retirar água do Rio das Almas com apenas um pivô. 

 

Marco contou que houve a denúncia, que acredita foi de maneira equivocada por parte de algum órgão de imprensa, uma vez que ele não foi consultado, e como isso está nas redes sociais, o grupo Nova Granada resolveu mostrar a toda população que a fazenda possui autorização da Agência Nacional de Águas desde 11 de dezembro de 2014, que permite captar água do referido rio para utilização de um pivô que está na fazenda Nova Granada.

 

 

Essa autorização dá o direito de trabalhar com tranquilidade e ao mesmo tempo, o grupo Nova Granada demonstra seu cuidado com o meio ambiente preservando uma área de 15 alqueires, com ricas flora e fauna, entre o trevo sul de Rialma e o Posto Barreto. A fazenda tem também 8 quilômetros de margens do Rio das Almas preservadas. 

 

Marco lembrou que no Loteamento Parque Real em Rialma, lançado pela Nova Granada, foram plantadas na área verde, 2.500 mudas de árvores do cerrado, que é área preservada e qualquer um pode ir até o local e conferir. Essa é uma preocupação ambiental do Grupo Nova Granada. Marco, explica que é uma lição de sua mãe Iracema Cano, algo que já está em seu DNA.

 

 

Marco, ressaltou sobre a energia do Brasil, que é uma das mais caras do mundo, e quem trabalha com pivô tenta economizar energia e só trabalha à noite, pois durante o dia, o custo da energia é muito alto. Como começou o período chuvoso, o pivô só é utilizado raramente para adubação, que é feita através de irrigação.  Outra ocasião que o pivô é ligado no período chuvoso, é quando está sendo feita manutenção pelos técnicos. O período da retirada de água, é entre os meses de abril a outubro, que é o período da seca. 

 

Ao finalizar a entrevista, Marco informou que a fazenda Nova Granada possui convênios com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), e com o Instituto Federal de Goiás (IFG), com vários professores, alunos e técnicos realizando pesquisas dentro da fazenda.

 

Ele, contou também que inúmeros alunos fazem estágios curricular na fazenda, além de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a sua responsabilidade. 

 

Marco Ressaltou que o trabalho que é feito na fazenda Nova Granada está dentro da técnica e com muita preocupação com o meio ambiente e reponsabilidade social. Há 60 anos, a família Cano está em Ceres e Rialma gerando renda, emprego e tecnologia. 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também