Sexta-feira, 29 de Março

Projeto em prol do Rio das Almas é lançado em Ceres

Publicado em 01/11/2017 às 07:22

Está sendo lançado em Ceres e região o projeto S.O.S Meio ambiente, de recuperação de nascentes e áreas degradadas, educação ambiental e várias outras ações voltadas para o Meio Ambiente.

 

O Jornal Populacional conversou com a criadora do projeto, Luciana Cristina Dias, estudante de Biologia e residente na cidade de Ceres para saber mais sobre como funcionará o projeto.

 

Luciana, diz que observando a constante seca do Rio das Almas e a forma como estava degradado, resolveu fazer um pequeno projeto de educação ambiental nas escolas, e após visitar algumas nascentes e córregos na região, pôde perceber que o problema maior não estava no Rio das Almas em si, mas em várias nascentes e córregos que desaguam no rio que se encontram em estado de alerta, assoreados por falta de cerceamento adequado, desmatamento e principalmente pela falta de consciência ambiental de alguns proprietários que não cuidam de suas nascentes.

 

Diante de toda esta situação, Luciana junto com seu esposo, Wilsomar Oliveira de Sousa, que é amante do meio ambiente, tiveram a ideia de criar o projeto SOS Meio Ambiente, que visa promover a recuperação de nascentes e áreas degradadas na região de Ceres e Vale de São Patrício e trabalhar com conscientização ambiental através de redes sociais e palestras em escolas para que além de recuperar as áreas degradadas possa promover a conscientização das gerações presentes e futuras para o cuidado e preservação de um dos nossos bens mais preciosos que é a água.

 

Também será realizado o método de adoção de nascentes por empresas e pela sociedade local em torno de cada nascente ou área degradada, para que as ações de plantio e preservação sejam mantidas e fiscalizadas pela própria população. Além de todo o trabalho que será realizado em prol das nascentes, serão promovidas ações de campanha para a conscientização da população a respeito do descarte correto do lixo e o descarte do óleo de cozinha, que polui os lençóis freáticos e várias outras ações voltadas para o Meio Ambiente.

 

Caso qualquer pessoa queira participar do projeto como voluntário, cadastrar alguma nascente ou área degradada para ser recuperada ou também informar sobre alguma área que mereça atenção, basta entrar em contato com os organizadores do projeto pelo telefone 62 9960 - 69518 ou pela página do projeto no facebook:  

 

https://www.facebook.com/sosmeioambienteceres

 

A criadora do projeto agradece o apoio do Ministério Público de Ceres, por ter se prontificado a dar apoio de imediato ao projeto e ao Sr. Cleuber Marcos Oliveira da empresa Frutacc, pela doação do material para a montagem de um viveiro de mudas nativas do Cerrado que serão utilizadas na recuperação das nascentes.

 

Caso alguma empresa queira fazer parceria com o projeto de alguma forma, basta entrar em contato com os organizadores.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também