Quinta-feira, 25 de Abril

Vídeo que circula nas redes sociais, supostamente mostra esgoto caindo no Rio das Almas

Publicado em 18/10/2017 às 15:14

Em entrevista à rádio legal FM, o Secretário de Meio Ambiente de Ceres, Celso Henrique, falou a respeito deste caso.

 

Segundo ele, logo que ficou sabendo do vídeo, na primeira hora do dia já foi averiguar o que de fato aconteceu, tanto ele quanto os vereadores foram até a Saneago.

 

Ele disse que o vídeo que circula nas redes sociais, foi feito em frente à estação de tratamento de esgoto que fica depois do antigo matadouro e antiga escola Bernardo Sayão, abaixo da Captação de tratamento da água.

 

A água que o vídeo mostra não é consumida pelos moradores de Ceres e Rialma, porém os moradores de Nova Glória, São Luiz do Norte e outros municípios são prejudicados com isso.  Disse o secretário.

 

Segundo o secretário, ao chegar no local, verificou-se que pode haver a princípio algum problema de tratamento final do esgoto. A Saneago foi notificada pela Secretaria do Meio Ambiente, informou o secretário, a direção entregou análise da água do ano de 2017, que é o (DBO) Demanda Biológica de Oxigênio.

 

Segundo o secretário, a legislação, no Brasil a estação de tratamento de esgoto são todas feitas como a de Ceres, que segundo Celso, é mais viável economicamente, mas possui os limites permitidos de descarte de efluentes na água.

 

Os laudos apresentados pela Saneago, segundo o secretário, estão dentro do permitido, o secretário acredita que a princípio está tendo um problema no tratamento final do esgoto, e esclarece sobre uma coloração esverdeada que mostra no vídeo.

 

As pessoas pensam que são fezes quanto na realidade, são algas usadas no tratamento de efluentes, porém estas algas tem um limite para ser descartadas e possui um percentual permitido tolerável por lei. Completou.

 

O secretário disse que não sabe se isso está dentro do tolerado ou não, segundo o que foi enviado para Secretaria do Meio Ambiente pela Saneago, está tudo dentro do permitido, o secretário disse que vai realizar uma investigação para saber se está tudo correto.

 

 

 Falou ainda que a Saneago está de prontidão com a equipe no local para averiguar se tem algo de errado, técnicos de Goiânia foram acionados e que hoje mesmo segundo o secretário, o gerente da Saneago vai sanar o que está acontecendo

 

Comenta o secretário que no Brasil, a estação de tratamento de esgoto é feita para ser lançada no corpo hídrico, antes era jogado no solo, hoje é jogado no corpo hídrico e tem uma porcentagem permitida, acima de 80%.

 

Dois meses deste ano (2017), segundo o secretário o DBO, esteve abaixo dos 80%, e que foi dado um prazo para Saneago de 24 horas para sanar e esclarecer.

 

O secretário Comentou que está investigando, e se tiver algum problema será sanado de imediato, e que a Saneago se responsabilizará pelo acontecido.

 

A analises da água são feitos mensalmente pela Saneago e atestam que é totalmente segura para o consumo. Assim disse o secretário. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também