Quarta-feira, 24 de Abril

Aumento 14,65% na energia em Goiás, economista acha estranho

Publicado em 17/10/2017 às 23:06
Em Goiás

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (17) o aumento da tarifa de energia elétrica fornecida em Goiás. Com a decisão, a Celg Distribuição (Celg-D), distribuidora do estado, cobrará um reajuste diferente pelo serviço para pequenos e grandes usuários, sendo que o valor médio será de 14,65%.

 

De acordo com a Aneel, o aumento na conta de 2,8 milhões de unidades consumidoras começa a vigorar a partir do próximo domingo (22). O índice para consumidores residenciais será de 15,89%. Já clientes de média e alta tensão, como empresas e centros comerciais, incidirá o percentual de 12,03%.

 

A agência informou que a elevação no preço está associada à prestação do serviço e depende da 'aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais'.

 

A Celg-D foi privatizada pelo Governo de Goiás no início deste ano - foi adquirida pela italiana Enel. Em nota, a empresa informou que do valor aprovado, 'menos de 1% corresponde à parcela destinada à Celg para cobrir os custos da distribuição de energia'.

 

Criatividade com gastos

 

Para a Associação das Donas de Casa e Consumidores do Estado de Goiás (ADC-GO), o aumento é considerado 'péssimo'. A presidente Keitty de Abreu Valadares afirmou que, neste caso, aconselha as associadas e a população a ter criatividade nos gastos para fechar o orçamento.

 

'Indicamos, como de costume, a economizar a energia e evitar ter lâmpadas ligadas de forma desnecessária. Além disso, para quem ganha um salário mínimo, será difícil equilibrar as contas. Por isso, sugerimos a compra de produtos de marcas genéricas, que tem boa qualidade e são mais baratos'.

 

Além disso, outras dicas são o consumo de frutas e vegetais que estão na safra, pois eles saem com preço menor e evitar produtos supérfluos, como doces.

 

Economista vê aumento 'estranho'

 

Doutor em economia, Walter Chaves Marim classificou o aumento nestes termos como 'estranho'. Ele afirma que o índice de 15% é bem maior que a inflação nos últimos 12 meses, de menos de 3%, e não entende a necessidade do reajuste pouco mais de 8 meses após a assinatura do contrato de privatização.

 

'É estranho porque, no preço que ela foi vendida, já tinha uma receita caracterizada. Numa compra como essa, a compradora tinha noção dos ganhos e do custo operacional. No valor pago por ela, já deveria estar garantido o correspondente a expectativa de lucro', afirma.

 

Com informações G1/Goiás.

   

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Economia,

Veja Também